Centenas de agricultores protestaram, esta quinta-feira, em Braga contra o aumento dos custos de produção. Pedem medidas urgentes de apoio ao setor e que o Governo trave a subida de preços.
José Miguel viajou de Boticas até Braga para participar na manifestação da Confederação Nacional de Agricultura (CNA). O produtor tem uma exploração agropecuária com 30 animais e reconhece que o ganho ao fim do mês já não cobre as despesas.
“Neste momento temos dificuldade em termos o rendimento suficiente para fazermos a manutenção. As questões da agricultura implicam despesas avultadas e nunca os custos de produção foram tão elevados como agora”, lamenta o agricultor.
O aumento dos preços verifica-se em todos os fatores de produção na agricultura. “Está tudo muito caro”, atira Joaquim Lopes, agricultor de Vila Pouca de Aguiar que admite não vir semear a próxima colheita.
“Uma das minhas dificuldades é o preço do combustível, mas, também, as sementeiras que estão muito caras. Ao preço que está o adubo e os cereais não […]