Aberto o Concurso Europeu de Inovação Rural – Projeto Horizonte 2020 LIAISON

Aberto o Concurso Europeu de Inovação Rural – Projeto Horizonte 2020 LIAISON

Procuramos produtores agrícolas e florestais e iniciativas agro-alimentares com uma história de sucesso para partilhar!

Hoje em dia, em toda a Europa, os sectores agrícola, florestal e agroalimentar enfrentam novos desafios sociais, económicos e ambientais, que se traduzem também em oportunidades que não existiam antes. De que inovação rural precisamos, é uma questão cada vez mais em discussão, tanto nas nossas casas e entre colegas, como nos serviços da Comissão Europeia em Bruxelas.

A inovação rural não é apenas a transferência unidirecional de novos produtos e processos da ciência para a prática. A inovação rural é também co-construção de conhecimento e processos inovadores, que identifiquem soluções para as necessidades, desafios e oportunidades da vida real. As parcerias de sucesso para a inovação rural têm a capacidade de identificar necessidades, captar novas ideias criar novos processos, testá-los e transformá-los para aplicação prática.

Queremos encontrar e premiar os melhores exemplos destas parcerias

O projeto LIAISON lança agora um concurso (EURIC) com o objetivo de premiar iniciativas inovadoras, inspiradoras e pioneiras dentro da agricultura, silvicultura e cadeia agro-alimentar. E em particular, parcerias que juntem múltiplos parceiros e conhecimentos de origens diferentes.

As parcerias podem ser formais, por exemplo, uma parceria para um projeto de duração limitada ,ou uma associação ou uma estrutura similar. Ou podem ser informais, como uma rede local ou alguma outra forma de colaboração voluntária. Quer seja uma cooperativa de produtores, uma cadeia alimentar local, ou uma iniciativa de desenvolvimento rural, o que pretendemos é promover o esforço e as ideias inovadoras que o tornaram possível.

Este Prémio será atribuído a 15 iniciativas, designadas Embaixadores de Inovação Rural. Serão seleccionadas por um júri composto por especialistas de diversas origens. As inicitaivas seleccionadas irão ter reconhecimento internacional, oportunidades de networking, material promocional personalizado e serão convidadas a participar numa cerimónia, de âmbito europeu, no Outono de 2019.

O concurso está aberto desde 24 de janeiro de 2019, até sexta-feira, 15 de março de 2019.

→Consulte para participar no Concurso de Inovação Rural da UE aqui←
→Consulte mais informações sobre o concurso aqui←

Comente este artigo
Anterior Mercadona assina acordo com o Banco Alimentar do Porto
Próximo Conferência CAP - A Agricultura num Mundo em Mudança - 19 de fevereiro 2019 - Lisboa

Artigos relacionados

Comunicados

Um ano depois do Grande Fogo, como vão “as coisas” ?…

Um ano após a data do Grande Fogo – 15 e 16 de Outubro – um ano após a tragédia e o desastre, como se faz a recuperação da nossa Região, dos Campos e Aldeias, das nossas vidas ? Pois, lamentavelmente, “as coisas” não têm andado bem…
ADACO, […]

Sugeridas

Suplemento Agrovida de Junho da Vida Económica – Editorial Teresa Silveira

A Estratégia do Ministério da Agricultura e Mar (MAM) para a investigação e inovação agroalimentar e florestal 2014-2020, desenhada pela ex-ministra Assunção Cristas e que o atual ministro Capoulas Santos corrobora, visa, entre outros desígnios, garantir a autossuficiência alimentar em valor em 2020. Objetivo: “apostar numa economia inteligente, […]

Internacional

Mercedes Morán: novedades en la PAC de cara al periodo de solicitud 2019

[Fonte: Agropopular – UE]
Mercedes Morán, ex-directora general de Política Agraria Comunitaria de la Junta de Extremadura
El 1 de febrero arrancó el periodo de solicitud de las ayudas directas de la PAC, correspondiente a 2019, que estará abierto hasta el próximo 30 de abril. […]