Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 21 a 27 Janeiro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Deu-se um ligeiro acréscimo da cotação média nacional do frango vivo (de 1,8 Kg), +3 cêntimos / Kg. O frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e o peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Região Centro

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta de frango das classes de peso mais elevadas diminuiu um pouco; alguma falta de frango das classes de peso intermédias.

A procura e o consumo melhoraram bastante no início da semana, tendo diminuído no final da mesma. Subida de cotações do frango vivo (+5 cêntimos / Kg) e do frango abatido das classes de peso de 900-1100 g (+5 cêntimos / Kg) e de >1300 g (+30 cêntimos / Kg) em Dão-Lafões.

Nesta área de mercado a procura de frango do campo está inferior ao esperado, tendo-se registado uma redução de cotações, -10 cêntimos / Kg. No que se refere às galinhas vivas, deu-se uma subida das semi-pesadas nas duas áreas, +5 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade de cotações do frango e do peru, vivos e abatidos e também das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, apresentaram um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior, -3 cêntimos / dúzia. O ovo na produção (ovo a peso de 60-68 g) manteve-se estável.

Na região Centro a oferta e a procura de ovo foram médias nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A relação oferta-procura apresenta-se relativamente equilibrada.

Litoral Centro

No Litoral Centro a oferta de ovos classificados da classe M continua excedentária. No que se refere às cotações, no Litoral Centro registou-se um decréscimo generalizado dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, -5 cêntimos / dúzia.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura média, tendo a primeira aumentado em relação à semana anterior. Redução generalizada das cotações dos ovos classificados e embalados de todas as classes de peso, -5 cêntimos / dúzia.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 21 a 27 Janeiro 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações

Anterior Crédito Agrícola: Banco com pronúncia local é a escolha nacional
Próximo Mercadona assina acordo com o Banco Alimentar do Porto

Artigos relacionados

Internacional

De ACOR a la PAC

[Fonte: Agropopular – UE]

Mientras en Bruselas se ha constatado ya que la votación en el pleno del Parlamento Europeo sobre la Política Agrícola Común del futuro no tendrá lugar hasta la próxima legislatura, en Valladolid un grupo de socios han preparado una candidatura para evitar que repita Carlos Rico como presidente de ACOR, […]

Dossiers

Los corderos no remontan y se mantienen por debajo del año anterior

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana volvieron a repetir los corderos, en un mercado muy parado donde las ventas continúan siendo muy discretas, pero con una producción que se mantiene sin presionar, produciendo lo suficiente para las actuales ventas y esperando que con el inicio de mes la animación vuelva a los mostradores, […]

Notícias mercados

Governo abre mercado da Coreia do Sul à exportação de carne suína

Há um novo mercado para a carne fresca de suíno e  processados de suíno. Os operadores nacionais podem, a partir de agora, exportar estes produtos para a Coreia do Sul, um mercado que representa um potencial de cerca de 50 milhões de consumidores, que se somam aos 15 milhões de consumidores do mercado do Camboja, […]