A Terra e os Homens – Episódio 8

O oitavo episódio de “A Terra e os Homens” é inteiramente dedicado a um dos setores mais importantes da economia agrícola portuguesa – o setor do leite e lacticínios.

Em Portugal, a produção de leite encontra-se maioritariamente concentrada na faixa litoral norte, uma vez que as regiões entre Douro e Minho e Beira Litoral representam, por si só, 75% da produção total do leite produzido, tendo este um forte significado para a economia rural destas regiões.

Na última década a produção cresceu a um ritmo de 5 % ao ano. Os elevados instrumentos de modernização resultaram num aumento de 38,7% da produtividade média anual de leite por vaca. Ainda assim, Portugal encontra-se longe dos valores médios comunitários.

O programa conta com o testemunho do Presidente Lacticoop, Joaquim Cardoso, que se revelou otimista quanto ao futuro do setor do leite, afirmando que este é o único que «continua a dar alguma segurança aos portugueses».

São também convidados, o conceituado técnico do setor, o Dr. Luís Tavares Salino que, em entrevista, faz uma breve reflexão sobre o estado do setor do leite e dos lacticínios em Portugal e comparando o mesmo com a realidade europeia. Por último, o comentário da semana ficou a cargo do professor universitário Francisco Avillez.

Comente este artigo
Anterior Portugueses "abandonados" em Buenos Aires sem voo de regresso
Próximo Ovibeja 2021 - 21 a 25 de abril - Beja

Artigos relacionados

Nacional

Câmara de Arraiolos preocupada com cultura superintensiva pede intervenção das autoridades

A Câmara de Arraiolos, no distrito de Évora, manifestou hoje preocupação com os efeitos da plantação de um olival superintensivo no concelho e exigiu a intervenção das autoridades para […]

Últimas

Costa apela à aprovação do cadastro florestal e elogia posição do PAN

O primeiro-ministro, António Costa, apelou esta terça-feira ao parlamento para que aprove o regime do cadastro florestal, saudou a posição do PAN nesta matéria, […]

Dossiers

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Santarém

Nativaland, empresa de referência no sector da Horticultura, com grande presença no mercado Europeu, sediada na região de Santarém, procura um Eng.º Agrónomo para reforçar a sua equipa […]