A Terra e os Homens – Episódio 8

O oitavo episódio de “A Terra e os Homens” é inteiramente dedicado a um dos setores mais importantes da economia agrícola portuguesa – o setor do leite e lacticínios.

Em Portugal, a produção de leite encontra-se maioritariamente concentrada na faixa litoral norte, uma vez que as regiões entre Douro e Minho e Beira Litoral representam, por si só, 75% da produção total do leite produzido, tendo este um forte significado para a economia rural destas regiões.

Na última década a produção cresceu a um ritmo de 5 % ao ano. Os elevados instrumentos de modernização resultaram num aumento de 38,7% da produtividade média anual de leite por vaca. Ainda assim, Portugal encontra-se longe dos valores médios comunitários.

O programa conta com o testemunho do Presidente Lacticoop, Joaquim Cardoso, que se revelou otimista quanto ao futuro do setor do leite, afirmando que este é o único que «continua a dar alguma segurança aos portugueses».

São também convidados, o conceituado técnico do setor, o Dr. Luís Tavares Salino que, em entrevista, faz uma breve reflexão sobre o estado do setor do leite e dos lacticínios em Portugal e comparando o mesmo com a realidade europeia. Por último, o comentário da semana ficou a cargo do professor universitário Francisco Avillez.

Comente este artigo
Anterior Portugueses "abandonados" em Buenos Aires sem voo de regresso
Próximo Ovibeja 2021 - 21 a 25 de abril - Beja

Artigos relacionados

Nacional

Sabia que as zoonoses são responsáveis por 2,2 milhões de mortes por ano?

O Dia Mundial das Zoonoses, celebrado no dia 6 de Julho, visa promover a reflexão sobre as doenças que afectam as populações humanas e animais, […]

Notícias mercados

Produtores de cordeiro mirandês “amedrontados” devido à quebra de vendas

Os produtores de carne de cordeiro de raça churra mirandesa mostraram-se hoje “amedrontados” em relação ao futuro das suas explorações, divido […]

Eventos

Ciclo internacional de webinars sobre pinheiro-bravo – 15 de outubro a 5 de novembro

O pinheiro-bravo também é uma cultura importante em outros países, onde existem práticas silvícolas que podem ser replicadas ou adaptadas às nossas condições. […]