A Terra e os Homens – Episódio 7

O episódio 7 do programa “A Terra e os Homens” é inteiramente dedicado a um dos mais importantes setores da agricultura em Portugal: o setor do vinho e da vinha.

A produção de vinho está profundamente associada à história dos portugueses e presente em quase todo o território nacional. Desde há vários séculos que o vinho é considerado o produto com maior importância socioeconómica do país. Aliás, era costume dizer-se que “beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses”.

Em Portugal produz-se vinho com uma grande variedade alcoólica: com maior ou menor acidez, mais ou menos corpo e com uma grande variedade de cores, aromas e sabores. No entanto, um dos grandes problemas que o sector enfrentava era a sua falta de dimensão, devido às regiões demasiados pequenas para responder à pressão da procura. Há 25 anos, Portugal apresentava uma das médias mais baixas de produtividade na União Europeia.

Neste episódio recorda-se também os programas de financiamento, inclusive a adesão à CEE que fomentou a modernização do sector de vitivinícola, assente sobretudo na restruturação da vinha e na melhoria do sector de transformação e comercialização dos vinhos.

Como convidados do programa, estiveram presentes o sucessor da J.M.F António Soares Franco, a presidente do CVRA Clara Roque do Vale, Dias Cardoso da Est. Vitivinícola de Anadia, o engenheiro Santos Soeiro, presidente do Instituto da Vinha e do Vingo (IVV) e o diretor da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado. O comentário da semana foi da responsabilidade do Engenheiro Agrónomo Sevinate Pinto.

O artigo foi publicado originalmente em AGRO.GES.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Identificadas este ano 1.114 freguesias com alto risco
Próximo Mercadona compra 126 milhões de euros a produtores nacionais

Artigos relacionados

Sugeridas

Declaração da Situação de Alerta – 06 a 07 de agosto

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Defesa Nacional, da Administração […]

Nacional

Idanha-a-Nova apela ao reconhecimento de situação de seca severa

Considerando que as consequências das secas podem ser diretas e indiretas, destacando-se o deficiente fornecimento de água para abastecimento urbano, os prejuízos na agricultura, […]

Últimas

África é campeã dos incêndios florestais

Os incêndios florestais são uma técnica antiga para limpar terrenos e desflorestar zonas para cultivo

Não há dia em que alguma parte do planeta não arda e África é […]