A Terra e os Homens – Episódio 2

[Fonte: Agroges]

O segundo episódio de “A Terra e os Homens” faz um balanço da primeira década de integração da agricultura portuguesa na União Europeia. Quais as expetativas criadas à volta dos apoios da Política Agrícola Comum? Que benefícios e riscos trouxe a adesão para os agricultores portugueses? De que forma foram afetadas as tecnologias agrícolas, as estruturas de produção e as infraestruturas do setor?

Em 1985 o desafio passava pela modernização rápida de uma agricultura que – em comparação com os seus concorrentes europeus – podia ser definida como arcaica. Com a entrada na CEE, o setor agrícola nacional enfrentava um mercado com mais de 300 milhões consumidores, quando ainda nem sequer possua uma estrutura capaz de dar resposta aos 10 milhões de portugueses.

Os 10 anos de integração europeia podem ser divididos em três períodos: otimismo (86-89, com o aumento significativo do investimento no setor); desânimo (89-93, com os rendimentos agrícolas a descerem consideravelmente); e a recuperação de algum folgo (93-95, devido às consequências positivas da PAC). Além disso, assistiu-se ao envelhecimento da população agrícola: 60% dos agricultores tem mais de 55 anos.

Os entrevistados deste programa são os ex-Ministros da Agricultura, Lopes Cardoso, Vaz Portugal e António Barreto. Intervêm ainda em estúdio Frazão Gomes, representante no Comité Especial de Agricultura na CEE, e Francisco Avillez, professor universitário, sócio fundador e coordenador científico da Agroges, que ficou responsável pelo comentário da semana.

Comente este artigo
Anterior SIMAB concluiu Curso de Formação de Gestores de Mercados
Próximo Nersant prepara missão empresarial ao Gana e Costa do Marfim. Co-financiada em 50%

Artigos relacionados

Vídeos

Debate “The Good Growth Plan” na Feira Nacional de Agricultura

Comente este artigo

#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Comunicados

Produtores de milho inauguram Centro de Formação em Coruche

O Ministro da Agricultura presidiu à cerimónia de inauguração do Centro de Formação e Demonstração para produtores de milho, a 10 de Julho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, e congratulou a ANPROMIS pelo 30º aniversário.
Cerca de 200 pessoas participaram no Dia de Campo InovMilho, […]