A Terra e os Homens – Episódio 10

O SETOR DA FRUTA E DAS HORTÍCOLAS:
OS SEUS ATRIBUTOS, ENTRAVES E PODER DE COMPETITIVIDADE
O episódio 10 de “A Terra e os Homens” é inteiramente dedicado a um dos setores mais importantes da agricultura portuguesa, apesar de ocupar apenas 7% da superfície agrícola utilizada no continente. Trata-se do setor da fruta e das hortícolas.

Em termos económicos, este setor representa cerca de um quinto da produção agrícola nacional, contribuindo para o rendimento de centenas de milhares de agricultores, a maioria dos quais de pequena dimensão.

Face aos restantes países da Europa, Portugal continua longe de acompanhar a expansão, os progressos técnicos e a sua organização estrutural. Mesmo tendo condições – mais calor, mais luminosidade e menos geadas – que permitem produzir, em princípio, produtos de melhor qualidade. Sem esquecer da mão de obra mais barata e abundante.

Neste episódio é feita uma análise ao estado do setor em Portugal, os seus atributos, os entraves ao crescimento, a sua presença no comércio externo e o seu poder de competitividade. Além da falta de apoio político aos rendimentos da indústria.

O episódio conta com as intervenções de Isabel Patrocínio, Administradora de “O Melro”, António Calisto, empresário agrícola, Fernando Oliveira, da Lourifruta e, por fim, a entrevista ao Engenheiro Ramos Rocha, presidente SIMA. Este reflete sobre os efeitos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE) e a ausência de uma estratégia adequada para abordar o mercado nacional e internacional. Em conversa, aborda-se ainda como Portugal, sendo um país pequeno e com as mais diversas fragilidades, pode sobreviver num contexto comercial tão agressivo, e que esforços estão a ser feitos para responder às exigências do consumidor, em termos de qualidade.

O comentário final é da responsabilidade do Professor Francisco Avillez que interpreta a atual situação do setor hortofrutícola.

Comente este artigo
Anterior Frederico Falcão é o novo Presidente da ViniPortugal
Próximo La CE salva a Europa pero a costa de ‘robar’ dinero al campo: Prevé un recorte del 9% de la PAC en los presupuestos

Artigos relacionados

Nacional

II Jornadas Técnicas de Fruticultura INIAV / Asfertglobal

As II Jornadas Técnicas de Fruticultura INIAV (Alcobaça) / Asfertglobal estão marcadas para o próximo dia 19 de junho, no auditório da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade. […]

Nacional

Álvaro Barreto. Cavaco Silva destaca a “elevada competência” do “negociador exímio”

Numa nota enviada à agência Lusa, Aníbal Cavaco Silva não poupa elogios ao seu ex-ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação e seu colega no […]

Últimas

“Estamos encurralados”. Desabafo dos produtores de raças de gado autóctones

Com as feiras canceladas, os restaurantes fechados e a Páscoa celebrada de uma forma contida, os produtores das raças autóctones, bovinos, caprinos e […]