O lançamento oficial da plataforma AKIS Portugal, realizado há poucos dias, teve um bom acolhimento por parte dos responsáveis de entidades e projetos presentes. Fique a conhecer agora alguns testemunhos recolhidos junto de vários atores do setor agrícola, unânimes em considerar o AKIS uma ferramenta fundamental para o arquivo, debate e partilha do conhecimento que é produzido.
Miguel Neto, da Nova IMS – Information Management School, entidade responsável pelo desenvolvimento da plataforma, afirma ter uma “expetativa extremamente elevada” neste projeto, que foi construído não apenas para ser um repositório permanente de informação, mas também para servir de suporte à “construção de uma comunidade” no setor agrícola.
Por seu turno, o diretor-geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rogério Ferreira, destaca o papel do AKIS na divulgação de conhecimento e de inovação para que cheguem direta e permanentemente ao terreno, ou seja, ao agricultor.
Maria do Carmo Martins, do COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), considera que a plataforma permite “congregar a informação” dos próprios projetos e potenciar a interligação com organismos de áreas similares.
Cristina Rosa, da GRANFER (Organização de Produtores e Comércio de Fruta da zona Oeste), defende que “as potencialidades da plataforma dependem das dinâmicas que o setor conseguir criar” e ressalva que a investigação deve ter em atenção “as necessidades da produção”.
Para o produtor de maçã de Alcobaça IGP, Cristóvão Ferreira, o AKIS é importante para “agilizar a comunicação entre a investigação e a produção, para a partilha das boas práticas agrícolas” e, também, para “a ligação ao
Para saber mais sobre o lançamento da plataforma AKIS Portugal, aceda aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.