O eurodeputado André Rodrigues (PS) reuniu-se hoje, em Estrasburgo (França), com o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, no âmbito do relatório do Parlamento Europeu para debater a proposta de simplificação da Política Agrícola Comum (PAC).
De acordo com um comunicado, o eurodeputado socialista – que é relator do Parlamento Europeu (PE) para a proposta da Comissão Europeia de simplificação da PAC – fez um ponto de situação detalhado sobre o texto, que tem como objetivo reduzir a carga administrativa que atualmente recai sobre agricultores, cooperativas e administrações nacionais.
A proposta em análise pretende tornar a PAC mais ágil, eficiente e adaptada aos desafios do setor agrícola europeu, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento dos objetivos ambientais e de sustentabilidade.
Também hoje, os eurodeputados aprovaram, por 393 votos a favor, 145 votos contra e 123 abstenções, a sua posição sobre o futuro da PAC, pedindo um orçamento reforçado e autónomo para o setor no próximo quadro financeiro plurianual (2028-2034), com menos burocracia para os agricultores e incentivos para alcançar objetivos ambientais e sociais.
“Este foi um encontro relevante, para alinharmos posições e reforçarmos o trabalho de parceria com a Comissão para termos uma PAC reformada que responda de forma eficaz às necessidades dos agricultores, sobretudo num momento de grandes desafios para o setor”, referiu André Rodrigues, citado no comunicado.
“Trabalharemos para que esta proposta seja um verdadeiro instrumento de modernização da PAC, aproximando as políticas europeias da realidade no terreno e inspirando também o futuro desta política crucial para os produtores e as nossas zonas rurais”, adiantou ainda o eurodeputado socialista.