24H Agricultura: estudantes de 13 escolas e universidades em competição formativa inédita este sábado em Faro

24H Agricultura: estudantes de 13 escolas e universidades em competição formativa inédita este sábado em Faro

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve recebem este fim-de-semana a 4ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA, a competição formativa mais aguardada do ano para os estudantes de Ciências Agrárias. As provas começam às 8h de sábado (6 de Abril) e terminam às 8h de domingo (7 de Abril), envolvendo perto de 150 alunos de 13 instituições de ensino portuguesas e espanholas.

Redução, reutilização e recuperação são palavras-chave na 4ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA, competição formativa inédita que este ano desafia os estudantes a pensar e experimentar o novo paradigma da Economia Circular aplicada à agricultura.

Num carrossel de cerca de 30 provas, realizadas em campos agrícolas e em sala, os concorrentes vão ser avaliados nas suas competências para desenvolver modelos de produção sustentável e aplicar boas práticas agrícolas.

Os temas das provas são diversos, desde a qualidade da pulverização, gestão de resíduos agrícolas e compostagem, incremento da biodiversidade nos campos de cultivo, condução e calibração de máquinas e alfaias agrícolas, dimensionamento de sistemas de rega, uso de telas de solo em pomares, cálculos diversos para aplicação de fertilizantes, planos de gestão empresarial, entre muitas outras.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são um evento organizado sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura para demonstrar aos estudantes as competências exigidas aos profissionais da área agrícola, ajudando-os na transição para o mercado de trabalho.

São parceiros na organização do evento a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

Instituições de ensino representadas na 4ª edição 24H AGRICULTURA SYNGENTA:
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve
Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola Superior Agrária de Coimbra
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Escola Superior Agrária de Santarém
Escola Superior Agrária de Elvas
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Escola Superior Agrária de Bragança
Escuela Politécnica Superior de Orihuela, Universidad Miguel Hernández de Elche
Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA contam com o patrocínio e apoio de empresas de referência no panorama agrícola, nacional e internacional, que têm uma participação ativa na construção e realização do evento.

PATROCINADORES: Platina: Syngenta Ouro: John Deere Apoio Institucional: Cotesi, Galucho, Hubel Agrícola, Hubel Verde, Lipor, Magos Irrigation Systems, Pulverizadores Rocha e Tecniferti.

Oferta de fruta: Madrefruta, Frutas Martinho, Frusoal, Cacial

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural .

Anterior Como interpretar um rótulo. A vida útil dos géneros alimentícios
Próximo Cortes de 7% na Política de Coesão estão “numa espécie de congelador”. Só haverá evoluções com a próxima Comissão

Artigos relacionados

Últimas

EDP acusada de cortar ilegalmente mais de 100 sobreiros na serra do Caldeirão

Mais de 100 sobreiros foram abatidos ou cortados na serra Caldeirão sem autorização do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). […]

Sugeridas

Capoulas Santos promove empresa do Alqueva junto de países árabes

[Fonte: Jornal de negócios]
O ministro da Agricultura quer que a empresa pública que gere o Alqueva expanda a atividade para fora de Portugal e teve este sábado reuniões em Berlim com governantes árabes e da América Latina onde promoveu os serviços da EDIA
“Nós temos uma empresa pública com grande experiência e acesso a técnicas de regadio e que pode usar o seu ‘know-how’ em outros países. […]

Notícias fertilizantes

Entrevista sobre agricultura ecológica e industria de fertilizantes

[Fonte: AEFA]
Santiago Sáez Cara es el responsable del departamento técnico-desarrollo de la firma Plymag, S.L. y Ana Feliu Sendra lo es de la coordinación del departamento de marketing y desarrollo. […]