A segunda edição do Prémio Nacional de Inovação atribuiu prémios em dezassete categorias.
Paulo Rosado, CEO da OutSystems, distinguido com o Prémio Personalidade, pela visão estratégica e investimento na área da Investigação & Desenvolvimento.
Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição do Prémio Nacional de Inovação (PNI). A iniciativa, organizada pelo Jornal de Negócios, BPI, e Claranet, atribuiu prémios a projetos transformadores em 17 categorias, numa cerimónia realizada no Auditório João S. Talone, da Nova SBE, em Carcavelos.
Além das várias categorias a concurso, o júri atribuiu o Prémio Personalidade a Paulo Rosado, CEO da OutSystems, empresa que lidera desde 2001, ano da sua fundação. A tecnológica desenvolveu uma plataforma de desenvolvimento low code para criar aplicações empresariais móveis e web, que podem ser executadas na cloud, on-premises ou em ambientes híbridos. Em junho de 2018, a OutSystems alcançou o estatuto de unicórnio. As empresas unicórnio são as que atingem uma valorização de mil milhões de dólares.
A 2ª edição do PNI contou com a participação de 146 candidaturas. Um número que superou as 104 candidaturas registadas na primeira edição do prémio, o que evidencia o reconhecimento e a relevância do Prémio Nacional de Inovação na promoção da inovação em Portugal.
O prémio está dividido três categorias – uma relacionada com a dimensão da organização (grandes empresas, PME e startups); outra relacionada com as tecnologias utilizadas (inteligência artificial e machine learning, transformação do posto de trabalho, cibersegurança, tecnologia sustentável, projeto Web 3.0 e Software e Desenvolvimento Aplicacional); e, uma terceira, por segmento de negócio, abrangendo diversas indústrias.
O PNI assume-se como um catalisador da inovação no país, proporcionando a empreendedores, start-ups, académicos e gestores uma plataforma única para a promoção de projetos e boas práticas de inovação.
Todas as candidaturas submetidas foram analisadas e validadas pela Nova SBE, o knowledge partner do PNI. Seguiu-se a análise e votação do júri de cada categoria, que deliberou os seguintes vencedores.
SEGMENTO NEGÓCIO
Categoria Agricultura e Indústria
Vencedor: Sebol – Comércio e Indústria de Sebo com o projeto ProHy
O ProHy é um produto resultante de uma tecnologia de hidrólise de proteínas, sem recurso a químicos de síntese, que permite converter subprodutos animais em ingredientes de elevado valor acrescentado, com potencial de aplicação na alimentação animal, na alimentação humana e na indústria farmacêutica.
Categoria Turismo e Imobiliário
Vencedor: Photobooking com o projeto Marketplace Photobooking
Marketplace especializado no mercado imobiliário, que permite às agências ou redes imobiliárias fazer marcações de sessões fotográficas, vídeos e visitas virtuais aos seus imóveis. A nova atualização permite encontrar outros produtos e serviços dedicados, como certificados energéticos, formação, marketing, arquitetura ou intermediação de crédito.
Categoria Energia, Utilities e Infraestruturas
Vencedor: Addvolt com o projeto Addvolt Powerpack
O Addvolt Powerpack é um sistema elétrico plug-in híbrido que pode ser instalado em qualquer camião para alimentar qualquer máquina de frio. Em vez de usar uma bateria de grande capacidade e mais pesada, é instalado um gerador que permite recarregar no armazém ou durante o movimento do camião, principalmente nas travagens e desacelerações, tornando-o num sistema híbrido.
Categoria Retalho e E-commerce
Vencedor: Automaise com o projeto Automaise Support Genius – Agent Assist
Esta solução de “agent copilot”, baseada em Inteligência Artificial, transforma operadores de apoio ao cliente em super agentes. A ferramenta foi concebida para melhorar a produtividade e a eficiência das operações de suporte.
Categoria Saúde
Vencedor: Psychomeasure com o projeto Ferramenta Clínica Psychomeasure
O Psychomeasure é uma ferramenta clínica que utiliza o Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar profissionais de saúde mental no diagnóstico e monitorização de pacientes com esquizofrenia e outras condições psiquiátricas. A ferramenta fornece marcadores cognitivos baseados na fala, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos, e reduzindo os tempos de espera para o tratamento.
Categoria Banca, Seguros e Serviços
Vencedor: Coverflex com o produto Coverflex
Plataforma que digitaliza e personaliza a gestão de compensação e benefícios, promovendo uma experiência centrada no colaborador nas áreas do subsídio de alimentação, seguros, descontos, entre outros serviços, eliminando a necessidade de lidar com vários fornecedores e sistemas desarticulados.
Categoria Educação
Vencedor: Code for All com o projeto MIT
Plataforma de identificação de talento que recorre à inteligência artificial e ao machine learning para analisar a interação dos candidatos da Code for All, avaliando o potencial e talento através da performance, do volume cognitivo, da resiliência, da criatividade, da curiosidade e da proatividade. Esta plataforma pode ser aplicada a diversas indústrias e setores de atividade.
Categoria Setor Público
Vencedor: Lipor com o projeto Wayste
Plataforma digital de informações sobre todo o ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração até à entrada na LIPOR, proporcionando comunicação e processamento de dados em tempo real. A plataforma assegura a completa rastreabilidade dos resíduos e foi essencial para implementar o projeto PAYT (Pay-As-You-Throw).
SEGMENTO TECNOLOGIA
Categoria Inteligência Artificial e Machine Learning
Vencedor: MTG Research and Development Lab com o projeto Full Cylce RWE Studies
Este projeto inova nos estudos de Real World Evidence (RWE) com metodologias ajustadas às questões clínicas, garantindo privacidade através de processamento descentralizado, otimizando a investigação e a colaboração intersetorial.
Categoria Transformação de Posto de Trabalho
Vencedor: Fidelidade com o projeto GAMA – Generic Analytical Model Automation
Solução que utiliza inteligência artificial para processar documentos de forma inteligente. A ferramenta é flexível, integrável, configurável e adaptável à Fidelidade, permitindo a redução de custos.
Categoria Tecnologia Sustentável
Vencedor: Addvolt com o projeto Powerpack
O Addvolt Powerpack é um sistema elétrico plug-in híbrido que pode ser instalado em qualquer camião para alimentar qualquer máquina de frio. Em vez de usar uma bateria de grande capacidade e mais pesada, é instalado um gerador que permite recarregar no armazém ou durante o movimento do camião, principalmente nas travagens e desacelerações, tornando-o num sistema híbrido.
Categoria Web 3.0
Vencedor: Sogrape com o projeto Sandeman & Douro Metaverse Experience
A solução incorpora uma variedade de novas tecnologias, metodologias e processos inovadores, proporcionando uma experiência imersiva e envolvente aos visitantes, tornando possível a experiência virtual da mais antiga região demarcada do mundo a partir de qualquer lugar.
Categoria Software e Desenvolvimento Aplicacional
Vencedor: Vitruvian Shield com o projeto Vitruvian Shield eHealth CMTS PaaS
Plataforma integrada que combina um sistema de gestão de ensaios clínicos (CTMS) com um serviço de monitorização remota de pacientes (RPM). A plataforma utiliza Inteligência Artificial, Internet of Things e dispositivos wearables para otimizar a gestão de ensaios clínicos, incluindo o acompanhamento de pacientes, com um foco especial em indivíduos com doenças crónicas e idosos.
SEGMENTO DIMENSÃO
Categoria Inovação em Grandes Empresas
Vencedor: Sogrape com o projeto Sandeman & Douro Metaverse Experience
Categoria Inovação em PME
Vencedor: MTG Research and Development Lab com o projeto Full Cylce RWE Studies
Categoria Inovação em Startups
Vencedor: Addvolt com o projeto Powerpack
O júri do Premio Nacional de Inovação
O júri da categoria Tecnologia foi constituído por António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, António Miguel Ferreira, Presidente e CEO da Claranet Portugal, Carlos Oliveira, Senior Advisor e ex-Secretário de Estado da Inovação, Joana Mendonça, Professora do IST – Universidade de Lisboa, Marta Palmeiro, Co-founder & CFO da Studentfinance.com, Paulo Dimas, CEO da Unbabel, e Teresa Silva e Sousa, Manager of Center of Excellence for Innovation and New Business do BPI.
A categoria Segmento de Negócio contou com um júri composto por Afonso Eça, Administrador do BPI, Alexandre Ruas, Executive Director Operations da Claranet Portugal, Ana Casaca, Diretora de Inovação da Galp, Ana Dias, CFO da Medialivre, António Coutinho, CEO da EDP Inovação, Armindo Monteiro, Presidente da CIP, Gil Azevedo, Diretor Executivo da Start-up Lisboa, Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, Pedro Oliveira, Dean da NOVA SBE, e Sílvia Garcia, Administradora da ANI – Agência Nacional de Inovação.
Fonte: BPI