De 22 a 24 de Março, Feria de Valladolid está a organizar duas feiras especializadas no cultivo da vinha e no equipamento vinícola, Agrovid e SIEB, com a participação de mais de 160 expositores nacionais e internacionais. Esta é a segunda edição da Agrovid e a primeira da Iberian Winery Equipment Show, duas feiras com entidade própria cujo conteúdo se complementam.
“A Espanha e Portugal representam em conjunto 1,15 milhões de hectares de vinha, segundo dados publicados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Valladolid está localizada no coração desta grande vinha ibérica e Agrovid e SIEB pretendem ser uma plataforma de negócios para expositores e visitantes”, disse Alberto Alonso, director-geral de Feria de Valladolid.
Ambas as feiras oferecem uma exposição comercial de 11.000 metros quadrados na qual estarão presentes empresas que fabricam, importam e vendem todo o tipo de maquinaria, equipamento e serviços para vinhas e adegas. Na Agrovid os visitantes encontrarão tudo, desde arados a sistemas de irrigação, viveiros, protecção de culturas, equipamento de poda, fertilizantes, soluções tecnológicas para controlo e monitorização, etc.
Também participaram na apresentação de ambas as feiras o Vice-Ministro do Desenvolvimento Rural e Director-Geral do Instituto de Tecnologia Agrícola de Castela e Leão, Jorge Llorente, o Presidente do Comité Executivo da Feira de Valladolid, Víctor Caramanzana, e o secretário técnico da Associação Oficial dos Engenheiros Agrónomos de Castela e Leão e Cantábria, José Ignacio Velasco..
A Agrovid, que tem o apoio do Instituto Tecnológico Agrícola de Castela e Leão, incorpora também uma área específica para empresas inovadoras, a Agrotecnológica, na qual, entre outras soluções, sistemas de medição meteorológica, previsão de riscos de doenças da vinha, monitorização de culturas, zangões, etc. são apresentados.
O sector do viveiro tem uma forte presença na Agrovid, com a participação de empresas de Barcelona, Valência, La Rioja e Navarra. A par delas estão duas empresas portuguesas que vendem estruturas e artigos para a vindima e empresas sediadas em Alicante, Almeria, Astúrias, Barcelona, Burgos, Ciudad Real, França, Guipúzcoa, Huesca, Lleida, Madrid, Málaga, Navarra, Palencia, La Rioja, Salamanca, Segovia, Tarragona, Teruel, Valencia, Valladolid, Vizcaya e Zamora.
A Espanha lidera o ranking mundial em termos de superfície vitícola, com 961.000 hectares e 13% do total, e Portugal está no nono lugar. Em termos de produção de vinho, a OIV estima a campanha de 2021 em 250,3 milhões de hectolitros, ligeiramente menos do que no ano anterior, principalmente devido às condições climáticas adversas na União Europeia, onde Itália, Espanha e França representam 45 por cento da produção mundial.
Conferências técnicas
Agrovid e SIEB incluem também um programa de conferências técnicas com mesas redondas e apresentações com especialistas em diferentes áreas da vinificação que falarão sobre a rentabilidade e sustentabilidade do sector vitivinícola, adegas 4.0, inovação na vinificação, os pontos fortes e fracos da vinificação a médio e longo prazo, como criar valor a partir de I&D&I, etc.
Além disso, na quinta-feira 24 haverá uma apresentação da Agenda Estratégica de Inovação para o Sector Vitivinícola para o período 2021-2024, por parte da Plataforma Tecnológica do Vinho e da Organização Interprofissional Espanhola do Vinho (OIVE).
Feria de Valladolid tem a colaboração da Associação Oficial de Engenheiros Agrónomos de Castilla y León e Cantábria na organização das conferências.
Entrada gratuita para profissionais
- A entrada no Agrovid e no SIEB é gratuita para profissionais, sujeita a acreditação online nos respectivos sítios Web de ambos os eventos.
Data: 22 a 24 de Março de 2022
Local: Valladolid, Espanha
Programa de conferências
Terça-feira 22nd
11.00h às 12.30h – Sala de Cristal – Salão 2
Adegas 4.0
- Oradores: Mauricio Laorga, Sócio-Gerente Sigena
- Álvaro Maestro, director técnico Bodegas Emilio Moro
- Ignacio Álvarez, director técnico de Automação e Digitalização Siemens
16.00 – 16.30 – Auditório 2
Factores de rentabilidade e sustentabilidade no sector do vinho de Castilla y León.
- Oradores: José Antonio Rubio. Dr. Engenheiro Agrícola. Chefe da Unidade de Cultivos de Madeira e Horticultura. Itacyl
- 16.30 às 17.00 – Auditório 2
- Estratégias para a fitossanidade, melhoria produtiva e qualitativa e sustentabilidade ambiental na viticultura.
- Oradores: Carlos Alberte. Engenheiro agrícola. Director técnico da viticultura. Viña Costeira Winery – DO Ribeiro
17.00 a 18.00 h – Auditório 2
- Debate: Desafios e tendências para manter a rentabilidade e sustentabilidade do sector vitivinícola.
- Moderador: José Antonio Rubio, Chefe da Unidade de Culturas Lenhosas e Hortícolas de Itacyl
- Oradores: Marta Castrillo, gerente Bodegas Maté – DO Ribera del Duero
- Antonio Díez, director Bodegas y Viñedos Martín Berdugo – DO Ribera del Duero
- José Martín, director técnico da viticultura Bodega Cuatro Rayas – DO Rueda
Quarta-feira 23
11.00h às 12.30h – Sala de Cristal – Pavilhão 2
Como inovar na vinificação?
- Moderadora: Laura Cristóbal, directora da Efe Agro
- Oradores: Rodolfo Queirós, presidente da Comissão do Vinho do Interior da Beira
- Marilena Bonilla, directora técnica Bodegas Protos
- Isabel Salgado, enóloga da Fillaboa-Masaveu Bodegas Winery
16.00 a 18.00 h – Auditório 2
- Mesa redonda: O sector vitivinícola na encruzilhada, pontos fortes e fracos a médio e longo prazo.
- Moderador: Ignacio Mucientes, agrónomo, reitor COIACLC
- Oradores: Donaciano Dujo, presidente Asaja Castilla y León
- Lorenzo Rivera, coordenador COAG Castilla y León
- Jesús Manuel González Palacín, coordenador da UCCL
- Aurelio González, secretário-geral da UPA Castilla y León
Quinta-feira 24
11.00h às 12.30h – Sala de Cristal – Pavilhão 2
- Apresentação: Agenda Estratégica para a Inovação Vitivinícola 2021-2024
- Mesa redonda: Como criar valor para o sector vitivinícola a partir de I&D&I
- Moderadora: Cristina Carro, directora da Surcos CyLTV
- Oradores: Susana García Dolla, directora da Organização Interprofissional do Vinho Mario de la Fuente, Gestora da Plataforma Tecnológica do Vinho
- Eva Navascués, directora de I&D e Inovação, Grupo Alma Carraovejas
- Martina Prieto Pariente, director técnico Bodegas José Pariente