1º dia aberto +BDMira, Batata-doce competitiva e sustentável no perímetro de rega do Mira

1º dia aberto +BDMira, Batata-doce competitiva e sustentável no perímetro de rega do Mira

Batata-doce competitiva e sustentável no perímetro de rega do Mira no dia 18 de setembro 2019: Técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional.

A batata-doce (Ipomoea batatas L.), originária da América Central e Sul, é rica em β-caroteno, vitaminas A e C, açúcares com baixos índices glicémicos, fibras e antioxidantes.

A produtividade da batata-doce no Perímetro de Rega do Mira (PRM) tem vindo a diminuir, devido ao acréscimo de problemas fitossanitários emergentes e à falta de Boas Práticas Agrícolas, tais como a utilização de material são na plantação, a manutenção do bom estado fitossanitário da cultura, adequadas tecnologias de produção (fertilização, rega, etc.) e meios de proteção e conservação pós-colheita adequados, em produção integrada (PRODI) e em agricultura biológica (MPB).

Este problema afeta, entre outras, a variedade Lira que desde 2009, é uma Indicação Geográfica Protegida (IGP), com a designação de “Batata-doce de Aljezur’.

Organização INIAV, I.P. em parceria com ESASantarém, AHSA, Gëmusering e Atlantic Sun Farms Gemüsering Portugal Produção Hortícola, Lda – Estaleiro, Várzea dos Porcos – Cavaleiro.

Programa

Indicação do local

Inscrição

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Dois terços da área de plantação de fruta da UE estão concentrados em três países
Próximo A família que construiu uma microcasa (quase) 100% sustentável nos pastos açorianos

Artigos relacionados

Últimas

Corteva Agriscience™ marca presença na Feira Nacional de Agricultura´19

Corteva Agriscience™, recentemente tornada empresa independente 100% agrícola, marca presença como main sponsor na Feira Nacional de Agricultura – […]

Últimas

Webinar: Sustainable solutions to protect crops – 9 a 11 de março

Conferência promovida pela CropLife Europe (anteriormente ECPA). […]

Últimas

Obrigado Eng.º Joaquim Pedro Torres! Obrigado Eng.º Manuel Paim!

Este certame, iniciado em 2009, na altura como Feira do Milho constitui uma referência para o sector agroflorestal nacional, sendo sempre esperando com […]