O Dia Nacional da Água celebra-se a 1 de outubro e marca o início de um novo ano hidrológico, com a expectativa do aumento das reservas hídricas superficiais e subterrâneas. Conjugar as necessidades setoriais com as disponibilidades de água, garantindo o bom estado das massas de água, é o desafio do planeamento e gestão dos recursos hídricos. O incremento da procura de água para os diversos usos e a diminuição das disponibilidades, implicam o aumento da eficiência hídrica, a redução das perdas e consumos, bem como a utilização de origens alternativas que permitam o desenvolvimento sustentável das diversas atividades económicas e sociais, como seja o aproveitamento de águas residuais urbanas tratadas. A reutilização da água tem de ser encarada como uma oportunidade.
A Lei do Restauro da Natureza é um passo significativo para a recuperação de ecossistemas degradados na Europa, com foco no restauro dos rios. Em Portugal, a implementação já está em curso com diversos projetos de reabilitação e restauro fluvial, estando previstos para 2024 e 2025 um total superior a 300 km de extensão.
No contexto da adaptação às alterações climáticas, a água aparece como um dos vetores principais de preocupação, uma vez que Portugal se encontra numa região onde se esperam impactes significativos, quer na temperatura do ar, quer na precipitação, e com um aumento da frequência de secas e inundações.
É importante realçar que Portugal assume a posição de país de jusante em todas as massas de água partilhadas com Espanha, com exceção do troço final do Guadiana. Isto reforça a importância e atualidade da Convenção de Albufeira para o nosso país, sendo um instrumento vital para assegurar a partilha da água de forma equitativa e sustentável.
A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência.
A aposta tem de ser, em primeiro lugar, em poupar cada vez mais e em sermos cada vez mais eficientes, em casa, nas cidades, nas atividades económicas e no lazer.
Iniciativas institucionais
A Agência Portuguesa do Ambiente comemora o Dia Nacional da Água com iniciativas institucionais durante o mês de outubro:
- Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA): Através da sua ARH do Algarve, promove-se a oitava edição da SEIVA, entre 12 e 20 de outubro, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” e da rede de parceiros do projeto. Estão previstos 10 seminários/ações de formação, 15 ações de voluntariado ambiental, 12 visitas pedagógicas e 10 exposições.
- Concurso Eficiência Hídrica na Escola 2024/25: Durante o mês de outubro decorre o prazo para o envio das candidaturas ao concurso (25 de outubro) estando previstas várias visitas técnicas da equipa da APA-ARH do Algarve às escolas do Algarve que o solicitarem.
- Visita guiada ao açude-ponte de Coimbra: Inclui uma demonstração da operação das comportas do descarregador de cheias e também uma visita ao centro de interpretação da Passagem Para Peixes, localizado nos terrenos adjacentes aquela infraestrutura.
- Visita técnica às obras de requalificação de linhas de água nos concelhos de Braga, Vila Nova de Famalicão e Esposende, incluindo o canal de Esposende. Ação acompanhada pelo Professor Pedro Teiga e dirigida aos técnicos da APA-ARH do Norte (18 de outubro).
A APA associa-se, ainda, a diversos eventos, conferências e seminários no dia 1 outubro, destacando-se:
- Sessão sobre as comunidades piscícolas do Tejo, com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, APA-ARH do Tejo e Oeste, em colaboração com a Câmara Municipal de Constância e Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, praia de Constância:
- Comunidades piscícolas do Tejo, estado de conservação e problemáticas das espécies invasoras,
- Realização de pesca elétrica;
- Apresentação dos projetos sobre a gestão do peixe-gato-europeu (LIFE-PREDATOR e MEGAPREDATOR.
- Ciclo de Conferências 20 Anos a Tratar o Futuro – “Sustentabilidade e Segurança Hídrica”, Mesa-redonda “Perspetivas do Passado ao Futuro”, SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. e Câmara Municipal do Montijo, Montijo.
- Cimeira Internacional sobre Eficiência Hídrica, Ordem dos Engenheiros (OEP), Lisboa.
A nível europeu, a WaterWiseEU, campanha de comunicação da Comissão Europeia, tem o propósito de sensibilizar para a questão Água, e chamar a atenção para as diferentes soluções possíveis. Soluções como a promoção do armazenamento natural de água, o reaprovisionamento de água subterrânea e o restabelecimento da saúde dos solos, mas também a gestão inteligente da água, a eficiência e a reutilização da água.
Fonte. Agência Portuguesa do Ambiente
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.