A Yara lançou a nova gama de bioestimulantes OPTI em Portugal durante o mês de Março, em dois eventos realizados com os seus distribuidores. Esta gama é composta pelos produtos YaraVita OPTITRAC, YaraVita OPTINUE e YaraVita OPTIMARIS.
Segundo a empresa, YaraVita OPTITRAC é um bioestimulante foliar criado a partir de compostos bioactivos extraídos da alga Ascophyllum nodosum suplementados com micronutrientes como boro e zinco. Este produto «melhora o desenvolvimento vegetativo e estimula a floração e a frutificação», proporcionando «maior rentabilidade ao obter maiores rendimentos e melhor qualidade».
O YaraVita OPTINUE é um bioestimulante «indicado para fertirrigação», que «melhora as condições do solo e o desenvolvimento das raízes das culturas», de acordo com a Yara. A formulação deste produto é composta por uma mistura de nutrientes, ácidos húmicos e fúlvicos e humina de Leonardite micronizada.
O YaraVita OPTIMARIS está autorizado para uso na agricultura biológica e biodinâmica. A empresa indica que é um bioestimulante «para aplicação foliar, com alta concentração de compostos bioactivos extraídos da alga Ascophyllum nodosum» e que «promove o crescimento equilibrado das plantas e o desenvolvimento dos frutos».
A Yara refere que em Portugal «havia necessidade de dotar o mercado de bioestimulantes que reforçassem a acção dos fertilizantes mais tradicionais, ajudando as culturas a ultrapassar o stress abiótico», e que estes três novos produtos «activam os mecanismos naturais das plantas: melhoram a eficiência de utilização dos nutrientes e actuam em processos específicos do metabolismo das culturas». «Tanto o crescimento melhorado das plantas quanto a tolerância ao stress abiótico ajudam as plantas a permanecerem vigorosas em condições adversas de crescimento, para que o agricultor possa gerar melhor rendimento e qualidade. Além de seus muitos benefícios, este tipo de bioestimulante contém extractos de algas», afirma a empresa.
A gama OPTI foi apresentada a técnicos e agricultores em vários pontos de Portugal em eventos organizados em colaboração com os distribuidores da Yara em Portugal: Cadubal, Campoeste e J. Sobral. Nos eventos, participaram como oradores Carlos Martín, Biostimulants Development Specialist da Yara Iberian, e Luis Palma Silva, Sales Representative da Yara Iberian em Portugal.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.