A Câmara Municipal do Porto convida a participação no workshop sobre Circularidade no Porto com foco no sistema alimentar no dia 11 de julho às 9h30, no Porto Innovation Hub, sito ao Largo Dr. Tito Fontes, nº 15, Porto.
Este workshop integra o CityLoops, projeto financiado pelo Horizonte 2020 cujo principal objetivo passou por implementar ações demonstrativas que contribuíssem para o fecho de ciclos de fluxos e o aumento da circularidade dos materiais em zonas urbanas, nomeadamente em 7 cidades europeia: Apeldoorn, Bodø, Højebb-Taastrup, Mikkeli, Porto, Roskilde e Sevilha. No Porto, o Município do Porto, a Porto Ambiente, a LIPOR e a 2GO Out Consulting são as organizações responsáveis pela implementação do projeto, que se enquadra no Roadmap para um Porto Economia Circular 2030 e surge no seguimento de um conjunto de ações que o Município do Porto tem vindo a implementar na cidade desde 2018 com vista a tornar o sistema alimentar mais circular e regenerativo.
A sessão tem como objetivos:
- Apresentar os resultados do trabalho realizado sobre a Avaliação da Circularidade Urbana (Urban Circularity Assessment – UCA) e a Avaliação de Hotspots Circulares (Circularity Hotspots Assessment – CHA) aplicados ao Porto;
- Revelar os materiais e fluxos favoráveis e prioritários para acelerar a circularidade no Porto;
- Focar os fluxos no sistema alimentar e recolher contributos com vista a conhecer iniciativas circulares em curso;
- Potenciar áreas de colaboração e expansão de iniciativas de economia circular.
Terá a seguinte agenda:
9:00-9:30 Receção de participantes
9:30-9:45 Boas-vindas e breve apresentação do CityLoops
9:45-10:30 Apresentação da Circularidade urbana e fluxos prioritários para acelerar a circularidade no Porto (inclui participação dos presentes)
10:30-10:45 Intervalo com café
10:45-11:00 Bons exemplos de aceleração de circularidade urbana e iniciativas circulares no Porto aplicadas ao sistema alimentar
11:00-12:00 Iniciativas circulares em 2023 e iniciativas até 2030 (inclui participação dos presentes, em grupo)
Que soluções estão já a ser implementadas pelas diversas organizações?
Que soluções replicar? Que soluções implementar? Que inovações experimentar?
Que barreiras existem? Que alavancas e sinergias podem ser criadas?
12:00 Últimos comentários e fecho da sessão
A sessão acontecerá em formato presencial e terá lotação limitada a 50 participantes. A participação será reservada por ordem de inscrição e consoante confirmação. E deverá ser realizada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 7 de julho.
Data: Terça-feira, dia 11 de julho de 2023
Local: Porto
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.