Volume de gado abatido diminui em todas as espécies. Queda de 9,9% em Junho

[Fonte: Agricultura e Mar]

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Junho de 2019 foi 34.206 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 9,9% (+1,8% em Maio), divulga o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Agosto de 2019.

Explicam os técnicos do INE que esta decréscimo se deveu ao menor volume de abate registado nos bovinos (-1,6%), suínos (-12,1%), ovinos (-10,7%), caprinos (-15,1%) e equídeos (-9,7%).

Nº de animais abatidos

Em relação ao número de animais abatidos, verificou-se igualmente um decréscimo no número de bovinos (-3,0%), suínos (-10,4%), ovinos (-8,7%) e caprinos (-11,8%).

Já o número de equídeos aumentou 4,5%, sendo de salientar nesta espécie o menor peso médio apresentado pelos animais na altura do abate.

Aves e coelhos abatidos: menor volume de abate em todas as espécies, excepto patos

Por sua vez, o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 26 648 toneladas em Junho de 2019, o que representou um decréscimo de 6,0% (+2,8% em Maio), devido ao menor volume de galináceos (-5,3%), perus (-13,4%), codornizes (-15,7%) e coelhos (-0,7%). Pelo contrário, os patos apresentaram um acréscimo de 3,4%.

No que diz respeito ao número de cabeças abatidas, observaram-se decréscimos para os galináceos (-4,9%), perus (-11,9%) e coelhos (-1,2%). Em contrapartida, verificou-se um acréscimo no número de patos (+3,4%) e codornizes (+30,7%), tendo o peso médio ao abate nesta última espécie, sido inferior ao do mês homólogo.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Volume de gado abatido diminui em todas as espécies. Queda de 9,9% em Junho foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Agosto de 2019
Próximo Queda de Granizo em Julho em Bragança. Estado lança linha de apoio para 4 pedidos de ajuda

Artigos relacionados

Incêndios

Projeto “Sementes ConVida” solicita sementes para ajudar as populações afectadas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, no âmbito da unidade curricular Planeamento e Ordenamento do Território, os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Saúde Ambiental, estão a realizar um projeto subordinado ao tema “Sementes ConVida”.

Pretende-se com este projeto ajudar e motivar as populações afetadas pelos incêndios, […]

Últimas

Invasoras ameaçam produção agrícola na América Latina

[Fonte: Gazeta Rural]

A América Latina possui 57 milhões de hectares
cultivados com soja, milho e trigo, entre outras grandes culturas, sendo
apontada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e
Alimentação) como celeiro do mundo. Isso porque é […]

Últimas

“Existem variedades novas de mirtilo que vão ser lançadas em Portugal ainda este ano”

[Fonte: Voz do Campo]

Sílvia Lemos, técnica da AGIM, uma palestra dedicada à cultura do Mirtilo, organizada pela Revista Voz do Campo.
Falta algum planeamento para que se consigam valores intermédios entre aqueles hectares que produzem muito bem e os que têm produtividades muito baixas. […]