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– 25-01-2004 |
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Vinhos : Segunda parte do Relatório Porter apresentado em Fevereiro no PortoUm segundo relatório de Michael Porter sobre o vinho português é apresentado a 19 de Fevereiro no Porto e definirá a estratégia a adoptar nos mercados do Reino Unido e EUA, revelou o presidente da Viniportugal. Em declarações à agência Lusa, Vasco Avilez afirmou que estes mercados foram eleitos como prioritários para as exportações de vinho nacional pelo primeiro relatório da Monitor Company, de Porter, apresentado em Maio em Lisboa. Realizado a pedido da Viniportugal, encarregue da promoção do sector vitícola português, este trabalho representou um investimento de meio milhão de dólares (cerca de 425,3 milhões de euros) e traçou um plano de acção a 10 anos para o sector, num contexto de concorrência mundial acrescida. Para além do Reino Unido e dos EUA, também a Alemanha foi apontada como um mercado onde apostar. Na sequência deste primeiro trabalho, foi encomendado à M2C, também de Michael Porter, um outro estudo que "indicasse os rumos" a tomar nestes mercados, com uma segmentação em função dos diferentes preços dos vinhos portugueses. Em análise pelos autores do estudo estiveram, entre outros aspectos, as apetências e preferências dos respectivos consumidores, a segmentação do mercado, o conhecimento de marcas nacionais e a visibilidade e capacidade de absorção dos vinhos portugueses. O objectivo, explicou recentemente Vasco Avilez em declarações à Lusa, é aumentar o peso dos mercados do Reino Unido e dos EUA no total das exportações portuguesas para mais de 50 por cento num prazo de 10 anos. Actualmente, o mercado inglês absorve 14 por cento das exportações nacionais de vinho, enquanto o norte-americano não chega aos 10 por cento. Para o presidente da Viniportugal, estes mercados apresentam, contudo, um potencial muito superior. De acordo com Vasco Avilez, a apresentação deste trabalho será feita no Porto, perante uma plateia de cerca de 400 agentes económicos do sector do vinho. No âmbito da estratégia de promoção dos vinhos portugueses, Vasco Avilez anunciou também a intenção de comemorar, a 11 de Julho, o "Dia do Vinho". Nesse dia, pretende-se que todas as adegas em Portugal abram portas e dêem o seu vinho a provar aos visitantes, de forma a "criar uma maior proximidade entre os portugueses e o vinho", enquanto manifestação da cultura nacional. Aos visitantes será explicado "como as coisas funcionam", desde a colheita das uvas até à vindima. Também bem-vindos, referiu, serão os turistas estrangeiros que pretendam visitar as adegas e que, actualmente, são já bastante mais do que os visitantes portugueses. "A maior parte dos portugueses, a não ser aqueles cujo trabalho os leva lá, não conhece as adegas nacionais", quer por falta de curiosidade, quer porque não sabem que é gratuito, lamentou Vasco Avilez. Isto apesar de, "em geral, todas as adegas terem já um serviço de visitantes", acrescentou. Conforme adiantou o responsável, esta iniciativa é para repetir nos próximos anos, já não a 11 de Julho, mas sempre no domingo mais próximo do dia maior do ano – 21 de Junho – que marca o início do verão.
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