Vinhos da Herdade de Espirra galardoados com 6 medalhas de ouro e 7 medalhas de distinção

Vinhos da Herdade de Espirra galardoados com 6 medalhas de ouro e 7 medalhas de distinção

[Fonte: Gazeta Rural]

Os vinhos da Herdade de Espirra, propriedade da The Navigator Company, arrecadaram recentemente 13 medalhas de distinção, num total de 6 concursos nacionais e internacionais em que foram avaliados.

O Concours Mondial de Bruxelles atribuiu três Medalhas de Ouro aos vinhos “Pavão de Espirra 2013”, “Herdade de Espirra Método Tradicional 2010” e “Herdade de Espirra Reserva 2015” e, ainda, uma Medalha de Prata ao vinho “Herdade de Espirra 2013”. Este concurso internacional reúne profissionais de elevado renome, provenientes de todas as regiões do mundo, para analisar e eleger os melhores vinhos do ano.

Já no Women’s Wine & Spirits Awards – concurso internacional de vinhos e destilados em que o júri é unicamente feminino – o “Herdade Espirra Reserva 2015” e o “Pavão de Espirra 2013” conquistaram duas Medalhas de Ouro e o “Herdade de Espirra 2013” uma Medalha de Bronze.

O “Herdade de Espirra Reserva 2015” foi, ainda, distinguido com uma medalha de ouro no Frankfurt International Wine Trophy, o maior concurso de vinhos realizado na Alemanha em que, todos os anos, o presidente do concurso é um famoso Chef com estrelas Michelin que, pela sua presença, torna-o no concurso mais conceituado do mundo da restauração. Este ano, estiveram presentes mais de 1700 vinhos provenientes de 26 países, incluindo Portugal.

O International Wine Challenge (IWC) e o Decanter World Wine Awards (DWWA) são duas competições realizadas em Inglaterra. No IWC, os vinhos “Herdade de Espirra Reserva 2015” e “Herdade de Espirra 2013” obtiveram medalhas Commended. Esta é competição de vinhos por degustação cega mais respeitada do mundo, julgando cada vinho pela sua região e tipo de uva. O rigoroso processo de julgamento significa que cada vinho medalhado é degustado em três ocasiões diferentes, por pelo menos 10 jurados diferentes.

No DWWA o “Herdade de Espirra 2013” e o “Pavão de Espirra 2013” foram distinguidos com a medalha Commended. Nesta competição, os vinhos são julgados pelos melhores especialistas em vinhos, de todo o mundo. Este ano, contou com mais de 16.500 vinhos em prova, de 57 países diferentes.

A nível nacional – e com o intuito de promover, valorizar e estimular a produção de vinhos de qualidade – a Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos da região, atribuiu, a Medalha de Prata ao vinho “Herdade de Espirra 2013”, no âmbito da XIX Edição do Concurso “Os Melhores da Região”.

No total, são já 13 as medalhas que os vinhos da Herdade de Espirra arrecadaram no primeiro semestre de 2019, a saber, seis Medalhas de Ouro, duas Medalhas de Prata, uma Medalha de Bronze e 4 Commended, que confirmam a sua qualidade e distinção em Portugal e além-fronteiras.

Sobre a The Navigator Company

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor. O modelo de negócio da Empresa desenvolve-se com base numa matéria-prima de excelência − o Eucalyptus globulus − cujas características intrínsecas permitiram desenvolver uma estratégia de diferenciação, baseada em produtos de elevada qualidade, que são hoje uma referência internacional neste setor.

A Empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. Em 2018, a The Navigator Company teve um volume de negócios, de cerca de € 1,6 mil milhões, cerca de 91% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal, e têm por destino aproximadamente 130 países.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e sexto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP – Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. A empresa entrou no negócio do tissue e tem atualmente uma capacidade de produção de 65 mil toneladas de produto acabado por ano na fábrica de Vila Velha de Ródão e 55 mil toneladas na nova fábrica de Aveiro.

A The Navigator Company tem seguido com êxito uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias e de produtos premium, que se traduz numa quota de mercado na Europa Ocidental de 19% no UWF, de cerca de 54% no segmento premium e com um peso de 69% das marcas próprias nas suas vendas.

A Empresa tem mais de 110 000 hectares de floresta sob gestão e o maior viveiro certificado de plantas na Europa, com capacidade de produzir 12 milhões de plantas por ano. Com uma atividade florestal verticalmente integrada, o Grupo dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, referência mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal uma vasta área florestal, 100% certificada pelos sistemas internacionais FSC® (FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001). Dispõem de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,6 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel), 120 mil toneladas de tissue produto acabado, produzindo cerca de 2,5 Twh de eletricidade anualmente, sendo responsável por cerca de 4% da produção de energia de Portugal e de 52% da energia produzida a partir de biomassa.

No início de 2019, a The Navigator Company recebeu a classificação pelo Carbon Disclosure Project (CDP) de líder global no combate às alterações climáticas, alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização. A Companhia foi reconhecida pela sua atuação, em 2018, na redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, sendo a única empresa portuguesa a obter a classificação máxima, integrando o lote das únicas cinco empresas a nível mundial do sector de pasta, papel e floresta que receberam esta distinção.

Sobre a Herdade de Espirra

Propriedade da The Navigator Company desde 1985, a Herdade de Espirra, localizada na região de Pegões, é um espaço diversificado em termos de ocupação do solo. É uma propriedade perfeitamente integrada com a natureza, gerida de forma sustentada e devidamente controlada por entidades competentes que permitem que os vinhos aqui produzidos tenham a designação de “vinho obtido a partir de vinhas em Produção Integrada”.

Os 37 hectares de vinha localizados nos solos arenosos da Herdade convivem, em sintonia, com outras actividades agro-florestais, como a produção de cortiça, produção de pinhão, pastagem de rebanhos, viveiros florestais e produção de madeira, ocupando um total 1.700 hectares. O traçado das construções deste “monte” integra-se harmoniosamente na paisagem, corresponde à arquitectura da região e está patente na imagem dos vinhos.

As vinhas com mais de 30 anos de idade e em produção integrada, maioritariamente de Castelão, cultura tradicional da Região, conferem características únicas e genuínas aos vinhos aqui produzidos. Apesar de todos os vinhos serem obtidos maioritariamente da casta Castelão, recentemente foram introduzidas novas castas – Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet – de forma a poder tornar a prova de vinho numa experiência mais intensa.

Comente este artigo

O artigo Vinhos da Herdade de Espirra galardoados com 6 medalhas de ouro e 7 medalhas de distinção foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Estação de Avisos do Douro: é obrigatória a luta contra cigarrinha da flavescência dourada
Próximo La CE insiste en recortar los fondos de la PAC… pero no afectará a las pequeñas explotaciones

Artigos relacionados

Nacional

Governo apoia “exclusivamente” proprietários que cumpram regras de ordenamento florestal

FOTO DR

O Ministério da Agricultura diz que o processo de reflorestação da região Centro vai ter que obedecer à legislação em vigor, indicando que esta é “condição indispensável” à obtenção de apoio por parte dos proprietários afetados pelos incêndios.
“O Ministério da Agricultura está e sempre esteve atento às florestações e reflorestações que aprovou, […]

Últimas

Incêndios: Ministro nega “falta de transparência” na aplicação de fundo europeu

[Fonte: SAPO 24]

Nelson de Souza foi chamado à Comissão dos Assuntos Europeus pelo PSD, que queria saber como e onde têm sido utilizados os 50,6 milhões de euros (ME) atribuídos através do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUC) para ajudar na reconstrução pelos incêndios de junho e de outubro de 2017, […]

Últimas

Dow anuncia separação da DowDuPont

[Fonte: Vida Rural]

A Dow deu por terminado o processo de cisão da DowDuPont, passando agora a ser uma empresa independente. Numa nota enviada às redações, a empresa sublinha que está agora “mais focada e especializada em ciência dos materiais.”
“A Dow posiciona-se como líder a nível mundial em três segmentos de mercado: embalagens, […]