Portugal no top 5 dos países da UE com mais verbas de Bruxelas para investimento

Portugal no top 5 dos países da UE com mais verbas de Bruxelas para investimento

Com o Plano Juncker, até agora, são 952 mil as startups e pequenas e médias empresas que beneficiam de melhor acesso ao financiamento para investir.

Portugal recebeu, entre 2015 até junho deste ano, cerca de 2,5 mil milhões de euros em verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), sendo o quarto país da União Europeia (UE) com maior apoio deste programa.

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Comissão Europeia referentes ao FEIE, também chamado ‘Plano Juncker’, até junho deste ano foi aprovado um financiamento de 2.536 milhões de euros para Portugal, montante que Bruxelas espera que desencadeie perto de 8.907 milhões de euros no país, tendo também em conta o investimento privado.

Estes valores colocam Portugal no quarto lugar dos países da UE com maior investimento desencadeado com base em verbas do FEIE (em relação ao produto interno bruto), atrás da Grécia, da Estónia e da Bulgária. O quinto lugar é ocupado pela Letónia.

Em causa, segundo a Comissão Europeia, estão até agora 952 mil ‘startups’ e pequenas e médias empresas (PME), que beneficiam de melhor acesso ao financiamento para investir.

O financiamento do ‘Plano Juncker’ tem sido, principalmente, destinado a pequenas empresas e a projetos de inovação, energia, tecnologia, transportes, infraestruturas sociais e ainda sustentabilidade ambiental, adianta a Comissão Europeia.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior La CE insiste en recortar los fondos de la PAC… pero no afectará a las pequeñas explotaciones
Próximo Gosta de agricultura e não tem terreno? Cultive em casa. Veja as promoções da GroHo

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Cereais Outono-Inverno – Informação Semanal – 29 Julho a 4 Agosto 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As áreas semeadas com cereais de Outono-Inverno, em Portugal, diminuíram na campanha 2018-2019, […]

Nacional

Já se prefigura seca “terrível” para a agricultura no Alto Alentejo

[Fonte: Público]

Há 20 anos, a água potável que existia no planeta, por habitante, era “quatro vezes mais do que a que temos hoje” alertou, […]

Últimas

Portugal Fresh: Seminário Internacionalização – 16 de maio – Oliveira do Bairro

Organizado pela Portugal Fresh, vai ter lugar no dia 16 de maio, no Espaço Inovação de Vila Verde, Oliveira do Bairro, […]