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– 07-01-2009 |
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Vinho Porto: Vendas caem 5% em 2008 para piores valores das últimas duas d�cadasAs vendas de Vinho do Porto registaram em 2008 o pior desempenho das últimas duas d�cadas, caindo cinco por cento, o que leva o sector a reclamar do Governo altera��es legislativas que permitam "enfrentar a crise" com mais "flexibilidade". Em declarações � agência Lusa, a directora da Associa��o das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) afirmou que não se pretende alterar "os pilares fundamentais" do sector, como a Lei do Ter�o ou do Benef�cio, mas "algumas regras dever�o ser simplificadas", até porque "a legisla��o [em vigor] � muito antiga". O objectivo �, num contexto mundial de crise de consumo que penaliza muito um sector altamente exportador como o Vinho do Porto, "dar-lhe mais flexibilidade para enfrentar a crise, quer a nível. do com�rcio, quer da produ��o", salientou Isabel Marrana. Apesar de os dados não serem ainda definitivos, a AEVP aponta para uma quebra na ordem dos cinco por cento nas vendas de Vinho do Porto, que se segue a um "ciclo de progresso extraordin�rio" nos �ltimos anos. Em 2007, as vendas do sector haviam ultrapassado os 400 milhões de euros e os 10 milhões de caixas de 9 litros. Apesar de a comercializa��o dos Vinhos do Douro ter aumentado, o facto de se tratarem de valores absolutos são largamente inferiores ao Vinho do Porto, não foi suficiente para compensar o recuo registado por este �ltimo. Pela positiva, em 2008 Isabel Marrana destaca a capacidade do Vinho do Porto em manter "um reconhecimento e qualidade extraordin�rios no mundo inteiro", como provam os diversos prémios internacionais conquistados. "O investimento produtivo [no sector] aumentou e h� uma maior qualidade na forma de produzir e elaborar o vinho", referiu. Apontado como estratégico, o mercado dos EUA não teve no ano passado o desempenho esperado, "devido � crise", mas continuar� a ser uma grande aposta da AEVP. A penalizar as exporta��es quer para este mercado, quer para o Reino Unido, estiveram em 2008 os "problemas cambiais", agravados pelo facto de o Vinho do Porto ser um produto cujas vendas estáo ainda muito concentradas em determinadas ocasi�es, como o Natal, e o 3� trimestre do ano ter sido dos mais dif�ceis. Para Isabel Marrana, apesar de esta pior performance ser atribu�vel ao "contexto mundial de crise", h� que "fazer uma reflex�o", "repensar a efic�cia de estratégias" e "eliminar desperd�cios". O objectivo � assegurar vendas "a n�veis aceit�veis" durante a crise, assim como "manter o produto na sua notoriedade e qualidade" e "mitigar descidas". Relativamente ao estudo estratégico para o sector dos Vinhos do Porto e Douro, elaborado pelo cons�rcio Quartenaire/Universidade Catélica, a directora da AEVP acredita que será para por no terreno j� este ano. A Regi�o Demarcada do Douro � a principal regi�o vit�cola do país, respons�vel por cerca de 80 por cento das exporta��es dos vinhos portugueses, ao exportar 85 por cento da produ��o.
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