|
|
|
|
|
– 25-11-2006 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho: Douro e Porto apostam na qualidade para seduzir consumidores n�rdicosPorto, 24 Nov Em entrevista � agência Lusa, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) destacou o "renome e popularidade dos vinhos da regi�o um pouco por todo o mundo" e destacou que a "consist�ncia" da sua imagem internacional permite j� pensar na aposta em novos mercados. De acordo com Jorge Monteiro, as exporta��es dos vinhos da regi�o dirigem-se sobretudo aos mercados ditos "tradicionais", com destaque para a Fran�a, B�lgica e Holanda. Este ano, o IVDP come�ou a apostar em ac��es de promo��o nos mercados n�rdicos, designadamente a Noruega, Dinamarca, Su�cia e Finl�ndia, caracterizados pelo "elevado poder de compra, apet�ncia por vinhos de qualidade e abertura a vinhos de regi�es menos conhecidas e tradicionais, como o Douro". Segundo adiantou � Lusa, em 2005 as vendas de vinho do Porto para a Dinamarca situaram-se nos sete milhões de euros, enquanto na Su�cia se fixaram nos 2,4 milhões, na Noruega nos 1,2 milhões e na Finl�ndia em torno de um milh�o. J� os vinhos do Douro estáo a dar os primeiros passos nestes mercados, "aproveitando a locomotiva Porto", tendo vendido em 2005 650 mil euros para a Noruega e 450 mil para a Dinamarca. Destacando as limita��es necessariamente impostas �s vendas em volume pela dimensão destes mercados, a que acresce uma forte concorr�ncia dos vinhos do Novo Mundo, Jorge Monteiro destacou, contudo, a oportunidade de venda de vinhos de pre�o superior, como as categorias especiais de Porto e as reservas de Douro. Com um or�amento pr�prio anual para ac��es de promo��o na ordem dos dois milhões de euros, a que se somam depois apoios externos de cerca de 500 mil euros, o IVDP diz ter vindo a pautar a sua ac��o por rigorosos crit�rios de qualidade na certifica��o dos vinhos da regi�o. "O m�rito de colocar um grande vinho no mercado � sempre dos produtores. O nosso � evitar a entrada de maus vinhos, de forma a garantir, a prazo, uma imagem de consist�ncia", afirmou Jorge Monteiro. Para além do mercado portugu�s, que absorve 12 por cento das vendas de vinho do Porto e 70 por cento das de vinho do Douro, o instituto tem vindo a centrar as suas ac��es de promo��o no Canad�, Brasil e Reino Unido, tendo-se este ano lan�ado Também nos países n�rdicos. Consoante as especificidades de cada mercado, a promo��o dos vinhos do Porto e do Douro tem sido feita em separado, ou em conjunto. "Depende da maturidade do mercado e do grau de conhecimento dos consumidores", afirmou Jorge Monteiro, explicando que, "em alguns casos, promover o Porto e o Douro juntos confunde, enquanto noutros resulta". Por regra, acrescentou, "� mais f�cil levar os dois vinhos juntos a provas profissionais e mais dif�cil quanto se trata de provas ao consumidor". Com uma estratégia de promo��o "j� definida e estabilizada", quer em termos de mercados, quer de tipo de eventos, o IVDP pretende em 2007 seguir um modelo semelhante ao deste ano. A atestar o sucesso desta estratégia está, segundo o presidente do instituto, a "presença recorrente" das refer�ncias a vinhos da Regi�o Demarcada do Douro em publica��es especializadas em Portugal e no estrangeiro. Como exemplo, avan�a o caso da revista americana Wine Spectator, em cuja ‘newsletter’, publicada bissemanalmente e apenas recebida por membros, os vinhos do Porto e do Douro "come�am a tornar-se uma presença ass�dua".
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |