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– 05-12-2002 |
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Vinho : 1� "site" com cadastro completo de castas e produtores em prepara��oPorto, 04 Dez O objectivo � dar continuidade ao projecto e-Mercatura, um "site" de divulga��o dos vinhos da regi�o Norte do país Também da iniciativa do INEGI cujo financiamento, por um período de 18 meses, termina no final do ano, avanãou uma das respons�veis pelo projecto. De acordo com Chantal Guilhonatu, a ideia de manter, em moldes ainda mais abrangentes, o projecto resultou do sucesso até agora obtido, e cujos resultados são apresentados segunda-feira no Porto. � que, frisou, apesar de, por limita��o de verbas, não ter beneficiado de qualquer tipo de publicidade, o "site" recebeu cerca de 90 mil visitas por m�s. Destas, 60 a 70 por cento foram de visitantes portugueses, logo seguidos dos brasileiros e, embora em muito menor n�mero, de "curiosos" oriundos dos países franc�fonos. Or�ado em 140 mil euros, financiados a cerca de 70 por cento pelo Programa Operacional da Regi�o Norte, Comissão de Coordena��o da Regi�o Norte e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projecto e-Mercatura teve como grande objectivo o apoio ao desenvolvimento dos produtores da zona na divulga��o dos seus vinhos. Conforme salientou Chantal Guilhonatu, o projecto veio preencher uma lacuna nesta área, j� que não existia na internet nenhum "site" com as fichas completas dos vinhos e castas, os contactos dos produtores e todo um conjunto de informação ligada ao conhecimento do vinho. Dinamizado pelo INEGI, o e-Mercatura resultou de uma parceria entre o Instituto do Vinho do Porto (IVP), a Casa do Douro, a Comissão Interprofissional da Regi�o Demarcada do Douro (CIRD) e a Comissão de Viticultura da Regi�o dos Vinhos Verdes (CVRVV), que disponibilizaram os dados relativos �s respectivas regi�es. Paralelamente, o "site" reuniu Também informação mais abrangente, com dados sobre as diversas castas e confrarias portuguesas de vinhos e aspectos culturais ligados ao vinho. A continuidade do projecto, desta vez abrangendo todos os produtores e vinhos portugueses, está agora dependente dos apoios da Viniportugal e da Andovi (associa��o que congrega as diversas comissões vitivin�colas do país) e dos resultados da candidatura ao Programa Operacional da Sociedade de Informação, actualmente em prepara��o. Segundo adiantou Chantal Guilhonatu, caso avance, o novo "site" irá "muito mais além" e apostar� na divulga��o dos vinhos portugueses no exterior, pelo que estar� disponível. em tr�s l�nguas (portugu�s, ingl�s e franc�s) e dar� particular realce � cultura portuguesa e ao enoturismo. Pretende-se Também reunir todas as estatésticas dispon�veis no sector, mantendo-as sempre actualizadas através de um sistema de transfer�ncia autom�tica dos dados a partir das várias fontes, e disponibilizar diversa informação relativa ao vinho e � Saúde e a empresas ligadas � actividade.
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