Valorfito distingue os melhores no sector agrícola, num ano em que se registou um aumento na taxa de retoma para 44%

Valorfito distingue os melhores no sector agrícola, num ano em que se registou um aumento na taxa de retoma para 44%

O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, premeia, pelo 9º ano consecutivo, 17 empresas nacionais que se destacam pelas suas boas práticas em prol da sustentabilidade. Numa cerimónia virtual filmada, pela 1ª vez, na Smart Farm, quinta inteligente da ANIPLA, foi feito um balanço sobre o importante e cada vez mais relevante papel dos Pontos de Retoma, convidando a um debate e reflexão sobre as principais preocupações e metas no âmbito da atividade.

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para seis categorias principais: o prémio Crescimento, o prémio Cooperativa, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado e que distingue o TOP 3 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos; e ainda os prémios Biocidas, Sementes e Madeira. Especial atenção para a edição deste ano onde, excecionalmente, foram distinguidos dois parceiros pela excelente colaboração no projecto “Por Amor à Terra” – a Câmara Municipal de Cantanhede e a Agridistribuição – Rede Agriloja..

Num ano especialmente difícil, mas em que se verificou um crescimento da taxa de retoma global para quase 44%, António Lopes Dias, Diretor Geral da Valorfito relembra que, «é essencial manter, ano após ano, o trabalho de valorização dos projetos de sensibilização que a indústria promove em prol de uma agricultura (ainda mais) sustentável. Por isso, este ano, reunimo-nos na Companhia das Lezírias, na quinta modelo da ANIPLA, que anualmente recebe centenas de profissionais agrícolas com vista à sensibilização para as melhores práticas, parabenizando os que se destacam na recolha das embalagens dos produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes», refere. «É aqui que regularmente exemplificamos as boas práticas de armazenamento, com todas as regras presentes na lei 26, dando especial ênfase à tripla lavagem das embalagens rígidas, passo fundamental para a segurança ambiental e do agricultor, pelo que, pareceu-nos o cenário perfeito para destacar o bom trabalho de dezenas de parceiros com quem pudemos contar em 2020», acrescenta o Diretor Geral.

Além da sensibilização que é efetuada na Smart Farm, em 2019 e 2020 o valorfito desenvolveu o projecto “Por Amor à Terra”, em conjunto com o Município de Cantanhede e a Agridistribução – Rede Agriloja. Um trabalho de reforço de sensibilização para com os utilizadores de produtos fitofarmacêuticos mais ligados ao minifúndio que teve resultados tão positivos (aumento de 18% no município de Cantanhede e 78% na rede Agriloja), que este ano, a título excepcional, encontra 2 prémios especiais incluídos na cerimónia virtual.

PREMIADOS:

1º Lugar Excelência | Frusoal, Lda.

2º Lugar Excelência | Pelarigo & Filhos, Lda

3º Lugar Excelência | Louricoop, Crl

Biocidas | SPAST- Soc. Portuguesa de Aluguer e Serviço de Têxteis, S.A.

Cooperativa | Louricoop, Crl

Sementes | Fertiprado Sementes e Nutrientes, Lda

Madeira | Cooperativa Agrícola do Funchal, Crl

Crescimento Algarve & Ilhas | Sulscala, Lda

Crescimento Alentejo | Topavic Pec, Lda

Crescimento Oeste | Louricoop, CRL

Crescimento Ribatejo | Pelarigo & Filhos, Lda.

Crescimento Interior Centro | Joagrotar – Joaquim de Melo

Crescimento Interior Norte | Pereiras e Almeida, Lda

Crescimento Litoral Centro | Proleite, Crl

Crescimento Litoral Norte | Fagricoop, Crl

Prémio Especial “Por Amor à Terra” | Município de Cantanhede

Prémio Especial “Por Amor à Terra” | Agriloja

O Valorfito continua a contar com todos para manter o caminho de crescimento das retomas de resíduos de embalagens de Produtos Fitofarmacêuticos, Sementes e Biocidas, rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável.

Veja aqui a cerimónia de entrega de prémios:

Comente este artigo
Anterior Live: Conservação do Lince-Ibérico - A Fronteira como Área de Expansão Natural da Espécie
Próximo Autarcas de Aljezur e Odemira contra corte de água "injusto e injustificado"

Artigos relacionados

Nacional

Syngenta lança Affirm Opti, solução para controlo de lepidópteros em fruticultura

O lançamento do Affirm Opti, da Syngenta, decorreu a 6 de Junho no pólo de Alcobaça do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, […]

Notícias inovação

GMO insect-resistant Bt prevents cancer and saves farmers up to $167 million per year, study shows

Previous field studies have reached no collective consensus on whether Bt corn, the most commonly planted transgenic crop worldwide, has […]

Últimas

Há um ano, um incêndio em Santo Tirso mostrou que o “improviso não é favorável à causa animal”

Passou-se um ano desde que um incêndio tornou impossível ignorar o problema do abandono animal. Desde aí, o bem-estar animal mudou de tutela e eles ganharam uma provedora. […]