V Edição da Sabores de Perdição – Castelo Branco,  recebe a candidatura de uma nova IGP na Região

V Edição da Sabores de Perdição – Castelo Branco, recebe a candidatura de uma nova IGP na Região

A V edição da Sabores de Perdição – Castelo Branco, evento que contribui ativamente para a promoção do setor agroalimentar da Beira Baixa, fica marcada pela entrega oficial do dossiê de candidatura para a atribuição da Identificação Geográfica Protegida (IGP) à Azeitona Galega de Conserva: “Azeitona Galega de Conserva da Beira Baixa IGP”, trabalho que tem vindo a ser promovido pela Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI).

Este reconhecimento poderá trazer uma enorme vantagem à variedade galega – atualmente responsável pela genuidade dos azeites da Beira Baixa, particularmente os azeites de DOP – Denominação de Origem Protegida -, como importante fator de diferenciação nos mercados internacionais. Sendo muito apreciada como azeitona de mesa, com uma separação fácil entre a polpa e o caroço e reconhecida nacionalmente e internacionalmente como «azeitona portuguesa».

Pela essência da Sabores de Perdição – Castelo Branco, na promoção dos produtos locais e sua gastronomia, a formalização deste ato reveste-se de sentido. Este certame decorre até 18 de junho.

SOBRE A SABORES DE PERDIÇÃO – CASTELO BRANCO

Para além do espaço Roda dos Alimentos – recriada em plena Devesa, que contempla a exposição/venda dos produtos da Beira Baixa, estão ainda previstos outros espaços complementares, como o espaço das Tasquinhas, onde os visitantes poderão degustar as iguarias da região. Mantém-se o espaço Artesanato com mostra e venda de artesanato tradicional e regional.

O certame promove, paralelamente, múltiplas atividades interligadas com a temática como um momento de tertúlia, com interlocutores de renome no âmbito do evento, e outras de carácter lúdico, como é o caso dos espetáculos musicais (ontem a Banda da Força Aérea) os DAMA hoje, dia 16 e Rui Veloso no sábado, dia 17.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE A APABI

Criada em 2000, a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) é uma organização de produtores de azeite. É a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida (DOP) Azeite da Beira Interior, dadas as suas caraterísticas e atuação de fileira, a APABI tem sido uma entidade representativa do setor do azeite na Beira Interior contribuindo para a sua promoção.

 

 

 

Comente este artigo
Anterior Porque é que a ministra da Administração Interna se deve demitir
Próximo Sogevinus leva “8 décadas de Colheitas” à Vinexpo

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro.

Comunicados

CDS quer saber se está a ser aplicado algum plano de contenção relativo à Xylella fastidiosa

[Fonte: CDS]
Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral questionaram o Ministro da Agricultura, […]

Últimas

Continente promove carne de porco Nacional

O Continente continua a apostar na promoção e valorização da carne de porco nacional, disponibilizando em todas as suas 255 lojas carne de porco nacional devidamente identificada. […]