Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar a produção de mirtilo

Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar a produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a produção de mirtilo, através da aplicação de bactérias como biofertilizantes, anunciou hoje aquela instituição da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa, a UBI explica que este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto BIOLACVAC, a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), em parceria com a “Beiraberry”, uma empresa produtora de mirtilo do concelho da Covilhã.

De acordo com a informação, o estudo já está a ser realizado, estando os investigadores responsáveis (Gilberto Alves e José David) a avaliar o aperfeiçoamento dos recursos do solo, nomeadamente a utilização de bactérias que habitam à volta da planta para perceberem a influência das bactérias no aumento da concentração de compostos antioxidantes deste pequeno fruto de alto valor.

“O projeto BIOLACVAC procura não só saber como se desenvolve a interação planta-bactéria, mas também criar novas oportunidades em territórios do interior de Portugal, onde o estabelecimento de uma agricultura moderna e sustentável é uma possibilidade real de criação de empregos”, acrescenta a nota, que cita os investigadores.

O trabalho de campo decorre na Beiraberry, uma empresa localizada na freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã, que desde 2012 se dedica ao cultivo de mirtilos de forma sustentável, produzindo anualmente mais de 20 toneladas deste fruto.

Comente este artigo
Anterior Rede elétrica chega a 25 casas e explorações agrícolas da serra de Serpa
Próximo Estratégia regional integrada para o controlo de Ceratitis capitata - QUESTIONÁRIO

Artigos relacionados

Comunicados

Consórcio liderado pela UC recebe 2,3 milhões de euros para desenvolver e inovar o setor agroalimentar na Região Centro

Responder aos desafios que as fileiras do setor agroalimentar da região Centro enfrentam, através de uma estratégia de desenvolvimento […]

Últimas

Pomada instra-mamária para bovinos: Fatroximin 20 mg/ml tem novo intervalo de segurança para leite

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que o medicamento veterinário Fatroximin 20 mg/ml, pomada instra-mamária para bovinos, teve uma alteração do intervalo de segurança para o leite. […]

Últimas

Simpósio sobre eficiência de combustível em engenharia agrícola – 11 de novembro – Hannover

O Simpósio sobre a eficiência de combustível em engenharia agrícola, vai realizar-se na Alemanha, dia 11 de novembro de 2019 no centro de convenções no recinto de exposições de Hannover. […]