Rede elétrica chega a 25 casas e explorações agrícolas da serra de Serpa

Rede elétrica chega a 25 casas e explorações agrícolas da serra de Serpa

A rede elétrica vai chegar, a partir de segunda-feira, a mais 25 casas e explorações agrícolas da serra de Serpa, no distrito de Beja, após um investimento de 554 mil euros, anunciou hoje a câmara municipal.

Trata-se da entrada em funcionamento da fase da eletrificação rural da Zona da Neta e Pulo do Lobo, na serra de Serpa, explicou o município, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarquia alentejana, esta obra, que resultou de um acordo celebrado em fevereiro de 2019 entre a Câmara de Serpa e a EDP Distribuição (atual E-Redes), envolveu um investimento de 554 mil euros.

“O investimento foi suportado pela E-Redes (85%), e pela Câmara de Serpa e pelos moradores abrangidos (15%)”, adiantou, indicando que este projeto de eletrificação vai beneficiar 25 casas e explorações agrícolas isoladas da Zona da Neta e Pulo do Lobo.

Para a sua concretização, precisou a câmara municipal, foram construídos cerca de nove quilómetros de linhas aéreas de média tensão, além de redes aéreas de baixa tensão, e instalados oito postos de transformação, com uma potência total instalada de 400 quilovoltampere (kVA).

De acordo com o município, desde o início da eletrificação da serra de Serpa, já foram beneficiadas cerca de 250 habitações e explorações.

“A eletrificação da serra é sinónimo de desenvolvimento do concelho, uma vez que permite que pessoas e empresas se fixem naquele território”, sublinhou.

A entrada em funcionamento desta fase da eletrificação rural vai ser assinada na segunda-feira, às 11:00, com uma cerimónia no edifício da antiga Escola Primária de Cabeceiras de Vale Queimado.

Comente este artigo
Anterior Previsão período alargado - Continente - 14 jun. a 11 jul.
Próximo Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar a produção de mirtilo

Artigos relacionados

Nacional

Comissão para os Mercados e Produtos Florestais deve ser reactivada, defende ex-secretário de Estado

Amândio Torres, titular da pasta das florestas de 2015 a 2017, diz que a comissão, criada em Abril de 2017 e que cessou actividade no ano seguinte, “desenvolvia tanto trabalho que é difícil de engolir […]

Últimas

A Academia do Vinho Verde vai realizar 3 sessões de formação sobre “Poda e Condução da Vinha”

A Academia do Vinho Verde vai realizar 3 sessões de formação sobre “Poda e Condução da Vinha” que vai decorrer nos respetivos dias 9, […]

Últimas

Webinar: Diálogo sobre alimentação e agricultura sustentável: Liderando a transição – 23 de novembro

A ELO – European Landowners Organization em parceria com a Apex-Brasil promovem no próximo dia 23 de novembro às 13h o webinar “Diálogo sobre alimentação e agricultura sustentável […]