A biodiversidade é uma cultura que dá frutos nesta quinta de Santarém que é um exemplo na transformação dos polos produtivos rurais para um novo patamar de eficiência.
Na Quinta da Cholda, a agricultura moderna e produtiva anda lado a lado com a sustentabilidade e o cuidado com a natureza. Este projeto, que foi escolhido entre as várias candidaturas à categoria “Produtores Inovadores”, assenta numa quinta totalmente sustentável que aposta na eficiência energética, agricultura de precisão, com tratores autoguiados, gestão da irrigação, sensores, satélites, drones e digitalização de todos os processos, com benefícios económicos e ambientais.
“Estamos no caminho certo de mostrar como a agricultura pode ser um fator de desenvolvimento económico sustentável e que promove a biodiversidade e as zonas rurais”, reconhece João Coimbra, administrador da Quinta da Cholda. Segundo explica este responsável, o projeto começou em 2010 e todos os anos tem vindo a evoluir. Começou-se por introduzir vários equipamentos de agricultura de precisão, tais como sondas, mapas de produtividade, de satélite e de vigor vegetativo, que ajudam a identificar quais as zonas que numa parcela são mais produtivas e quais aquelas onde a margem de rentabilidade é negativa. […]