A Comissão Europeia lançou hoje um inquérito aos agricultores e pequenos fornecedores de cadeias de abastecimento na União Europeia (UE) para avaliar as práticas comerciais desleais.
O inquérito, disponível online e em todas as línguas oficiais (https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/4th_UTP_survey) dirige-se especificamente, segundo um comunicado do executivo comunitário, “aos agricultores e pequenos fornecedores da UE que operam na cadeia de abastecimento agrícola e alimentar” e abrange diferentes fases de produção e distribuição.
Até 15 de março, os interessados podem indicar se foram recentemente confrontados com práticas comerciais desleais ou se a legislação atual lhes oferece proteção suficiente contra compradores economicamente mais fortes.
Esta iniciativa insere-se nas medidas indicadas por Bruxelas para responder às exigências do setor em crise, que se tem manifestado em vários Estados-membros, incluindo em Portugal.
Os ministros da Agricultura da UE aprovaram, na reunião de segunda-feira, um primeiro pacote de medidas imediatas destinado a aliviar a carga burocrática exigida para os pagamentos diretos e desobrigar do cumprimento de pousio das terras os produtores de leguminosas.