Tractor eléctrico com drone para dominar colheitas

Tractor eléctrico com drone para dominar colheitas

Todos os fabricantes de automóveis estão a desenvolver veículos eléctricos. Mas esta é uma tecnologia complexa, que os tractores agrícolas também querem explorar.

A Steyer, reputado fabricante de veículos agrícolas, apresentou um protótipo do tractor do futuro, que apelidou Steyer Konzept. O veículo foi, entretanto, distinguido com o prémio Good Design 2020.

O tractor deste fabricante germânico recorre a uma mecânica híbrida, em que um motor a gasóleo apenas funciona como gerador, optimizando o seu funcionamento destinado a gerar electricidade, diminuindo consumos e emissões, para depois confiar em motores eléctricos para se deslocar e realizar as desejadas funções.

Quatro motores eléctricos, cada um instalado na sua roda, garantem a tracção em qualquer tipo de piso. Esta solução, que tem a contrariedade de tornar a massa não suspensa superior, é uma limitação importante num automóvel, especialmente se tiver pretensões desportivas, mas não parece ser nada impeditiva num veículo de trabalho deste tipo, lento e pesado. Oferece ainda a vantagem de ter menos peças móveis, simplificando a mecânica e as operações de manutenção.

O Steyer Konzept recorre a uma bateria recarregável, mas um dos pormenores mais curiosos é o facto de estar equipado com um drone, que pode fazer descolar para estudar a seara e preparar a colheita, para depois projectar as informações num head-up display no pára-brisas.

Por muito interessante que seja este protótipo, a realidade é que as máquinas agrícolas estão mais avançadas do que muitos possam pensar, estando já disponíveis máquinas autónomas e 100% eléctricas, que dispensam condutores ou funcionários para realizar as suas operações. Como pode ver aqui:

Continue a ler este artigo no Observador.

Comente este artigo
Anterior Floresta em Portugal continental, região a região
Próximo Oferta de estágio - Engenheiro Zootécnico - Moita

Artigos relacionados

Nacional

São Brás oferece máquinas de sumo de fruta a escolas do concelho

A Câmara de São Brás de Alportel ofereceu, esta sexta-feira, dia 5 de Maio, duas máquinas de sumo de frutas à […]

Dossiers

Nueva PAC: El Gobierno da cada vez más por hecho de que desaparecerán los derechos históricos aunque no de forma inmediata

El secretario general de Agricultura y Alimentación, Fernando Miranda, ha dejado claro que desaparecerán los derechos históricos de la PAC con el nuevo Plan Estratégico Nacional de la PAC, […]

Últimas

Prémio Nacional de Agricultura distingue êxitos no setor

Prestes a celebrar 101 anos, a Cerealis é a grande empresa de 2019, enquanto o mel português recebeu o prémio de produto de excelência e a empresária do setor dos vinhos Leonor Freitas, […]