Tetra Pak convida pais e crianças para exposição sobre alimentação saudável

A Tetra Pak anuncia, em parceria com o Forum Sintra, que a exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” estará presente no espaço comercial convidando pais e crianças a viverem a experiência completa da distribuição dos alimentos que têm em casa, desde a sua origem até à embalagem de cartão e respectiva reciclagem.

Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar para a preservação da natureza e para a adopção de hábitos de alimentação saudável.

A exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” estará disponível no Forum Sintra de 15 a 24 de Agosto, entre as 11 e as 22 horas.

4 etapas

Constituída por quatro momentos, esta experiência começa pelo espaço da Quinta, onde os participantes poderão recolher os frutos das árvores, os legumes da horta e o leite, tendo depois a missão de entregar estes produtos no Supermercado, colocando-os nos expositores.

Concluindo esta etapa com sucesso, as crianças recebem uma embalagem, que lhes permite passar ao módulo seguinte, o Ecoponto. Nessa fase, as embalagens são recicladas e os participantes respondem a um conjunto de perguntas num jogo interactivo sobre reciclagem.

Respondendo correctamente, é-lhes atribuída uma árvore que será plantada na última fase do percurso: o Jardim da Cidade Sustentável, onde estão disponíveis um atelier de reciclagem, um espaço dedicado a workshops e um painel com informação disponível sobre as embalagens da Tetra Pak.

Economia circular

Para Miguel Ramos, director do Forum Sintra, “esta exposição é uma excelente oportunidade para envolver os nossos visitantes e comunidade local numa acção dinâmica e que de forma descomplicada, mas eficaz, os aproxima do conceito da economia circular. Todos os dias damos passos no sentido de nos tornarmos num espaço cada vez mais inteligente e sustentável, sendo para isso extremamente importante que os nossos visitantes, miúdos e graúdos, encontrem formas de expressar e estimular a sua forma de pensar e agir sobre temáticas fulcrais para a sociedade, como é o caso da sustentabilidade. Esta exposição ajuda precisamente a sensibilizar para a adopção de boas práticas, levando-nos a todos a reflectir sobre como tornar o mundo melhor e a reduzir a pegada ecológica”.

Esta iniciativa, que já passou por cidades portuguesas como Lisboa, Faro, Braga, Vila Nova de Gaia e Almada, é para a Tetra Pak “a forma ideal de colocar em prática e no terreno os princípios por que nos regemos todos os dias no que toca à sustentabilidade ambiental. Tendo como objectivo a redução das emissões de carbono, não podemos deixar de estudar e promover junto da sociedade uma série de boas práticas através destas acções de sensibilização”, referiu Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria.

“O facto de o estarmos a fazer junto de um público mais jovem é, nosso entender, a maneira ideal de contribuirmos para a mudança no momento actual, já que são muitas vezes os mais novos os principais impulsionadores destes hábitos nas suas famílias”, acrescentou Ingrid Falcão.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior OysterWorld: produção de ostras em prol do impacto ambiental
Próximo Greve dos Transportadores de Combustíveis INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS DA CAP

Artigos relacionados

Notícias PAC pós 2020

Proposta de financiamento da UE não é adequada nem justa para Portugal, diz António Costa

A proposta de orçamento para a União Europeia tem recebido algumas críticas, nomeadamente do primeiro-ministro português. A Comissão […]

Últimas

Metodologias essencialmente desenvolvidas no ISA acabam de ser refletidas numa “resolução” da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

[Fonte: ISA] Resoluções da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) aprovadas na Assembleia Geral de 19 de Julho em Genève

O ISA, […]

Últimas

Investimento atinge os 327 milhões de euros. Apoio financeiro para reabilitação chega aos 100 contratos

Desde janeiro que todas as semanas são assinados dois contratos para a reabilitação e revitalização de edifícios nas cidades portuguesas. Em causa está […]