Tetra Pak convida pais e crianças para exposição sobre alimentação saudável

A Tetra Pak anuncia, em parceria com o Forum Sintra, que a exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” estará presente no espaço comercial convidando pais e crianças a viverem a experiência completa da distribuição dos alimentos que têm em casa, desde a sua origem até à embalagem de cartão e respectiva reciclagem.

Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar para a preservação da natureza e para a adopção de hábitos de alimentação saudável.

A exposição “Boa Embalagem, Boa Vida” estará disponível no Forum Sintra de 15 a 24 de Agosto, entre as 11 e as 22 horas.

4 etapas

Constituída por quatro momentos, esta experiência começa pelo espaço da Quinta, onde os participantes poderão recolher os frutos das árvores, os legumes da horta e o leite, tendo depois a missão de entregar estes produtos no Supermercado, colocando-os nos expositores.

Concluindo esta etapa com sucesso, as crianças recebem uma embalagem, que lhes permite passar ao módulo seguinte, o Ecoponto. Nessa fase, as embalagens são recicladas e os participantes respondem a um conjunto de perguntas num jogo interactivo sobre reciclagem.

Respondendo correctamente, é-lhes atribuída uma árvore que será plantada na última fase do percurso: o Jardim da Cidade Sustentável, onde estão disponíveis um atelier de reciclagem, um espaço dedicado a workshops e um painel com informação disponível sobre as embalagens da Tetra Pak.

Economia circular

Para Miguel Ramos, director do Forum Sintra, “esta exposição é uma excelente oportunidade para envolver os nossos visitantes e comunidade local numa acção dinâmica e que de forma descomplicada, mas eficaz, os aproxima do conceito da economia circular. Todos os dias damos passos no sentido de nos tornarmos num espaço cada vez mais inteligente e sustentável, sendo para isso extremamente importante que os nossos visitantes, miúdos e graúdos, encontrem formas de expressar e estimular a sua forma de pensar e agir sobre temáticas fulcrais para a sociedade, como é o caso da sustentabilidade. Esta exposição ajuda precisamente a sensibilizar para a adopção de boas práticas, levando-nos a todos a reflectir sobre como tornar o mundo melhor e a reduzir a pegada ecológica”.

Esta iniciativa, que já passou por cidades portuguesas como Lisboa, Faro, Braga, Vila Nova de Gaia e Almada, é para a Tetra Pak “a forma ideal de colocar em prática e no terreno os princípios por que nos regemos todos os dias no que toca à sustentabilidade ambiental. Tendo como objectivo a redução das emissões de carbono, não podemos deixar de estudar e promover junto da sociedade uma série de boas práticas através destas acções de sensibilização”, referiu Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria.

“O facto de o estarmos a fazer junto de um público mais jovem é, nosso entender, a maneira ideal de contribuirmos para a mudança no momento actual, já que são muitas vezes os mais novos os principais impulsionadores destes hábitos nas suas famílias”, acrescentou Ingrid Falcão.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior OysterWorld: produção de ostras em prol do impacto ambiental
Próximo Greve dos Transportadores de Combustíveis INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS DA CAP

Artigos relacionados

Sugeridas

Governo calcula corte de 10% nos fundos de coesão. É “inaceitável”, diz Nelson de Souza

Ministro do Planeamento considera que a proposta da presidência finlandesa de contribuições para o orçamento da UE está abaixo da necessidade de financiamento da Europa. […]

Nacional

“A agricultura não pode parar”. A entrevista a Eduardo Oliveira e Sousa

Garante que os problemas de falta de mão de obra no sector estão ultrapassados. Vê a pandemia como uma oportunidade mas sublinha que é […]

Blogs

Vacina para o coronavírus (bovino!)

Esta foto é de uma vacina que usamos, sob orientação veterinária, para prevenir diarreias de vitelos provocadas por E.coli, rotavírus e coronavírus. […]