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– 19-11-2012 |
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Syngenta e Unicer apoiam produ��o de cevada para malteEm 2012 o projecto MaltingUP aumentou a rentabilidade da cevada d�stica em 46%. Agricultores receberam majora��o de 90�/hectare.
A Syngenta participou, a 9 de Novembro, no IX Encontro Maltib�rica Produtores de Cevada, em Beja, onde apresentou os resultados do primeiro ano do MaltingUP, uma oferta criada em parceria com a Maltib�rica para proporcionar aos agricultores portugueses mais e melhor produ��o de cevada para a ind�stria cervejeira nacional. A Syngenta associa-se � Maltib�rica, e ao seu accionista maiorit�rio, a Unicer, no objectivo de aumentar a área de cevada contratada em Portugal em 20% a 30%. "Esperamos conseguir contratar pelo menos 20 mil toneladas de cevada d�stica em Portugal, no próximo ano, através deste programa de apoios e incentivos � produ��o nacional. gostaríamos de dentro de dois a tr�s anos comprar 40 mil toneladas de cevada d�stica em Portugal", disse Ant�nio Pires de Lima, presidente da Unicer. O investimento total desta empresa cervejeira na compra da cevada para malte em Portugal, este ano, ascendeu a 2,7 milhões de euros. Em 2012 aderiram ao MaltingUP 15 agricultores, com uma área de 500 hectares de cevada d�stica, no Alentejo, Montijo e Coruche. Os agricultores aderentes receberam um rendimento extra de 90�/hectare, aumentando a rentabilidade da cultura em 46%, mesmo num ano agr�cola especialmente adverso, devido � seca que assolou o país. "A cultura da cevada d�stica � sustent�vel, mas � preciso dar o salto no aumento da produtividade. O nosso objectivo � dar resposta a esse desafio, olhando o sector do ponto de vista do agricultor e usando todas as tecnologias � nossa disposi��o para o apoiar, na tomada de decisão da cultura, no campo e no acesso ao mercado. O MaltingUP nasce com o intuito de unir a ind�stria com o agricultor e � uma das solu��es mais inovadoras do mercado", afirmou Madalena Albuquerque, respons�vel de culturas extensivas da Syngenta para Portugal e Espanha. A ambi��o da Syngenta � englobar 4.000 hectares de cevada d�stica no programa MaltingUP, nos próximos dois anos, e vir a cobrir a totalidade da cevada contratada pela Maltib�rica em Portugal. Recorde-se que este ano a Maltib�rica contratou 5.500 hectares (12.200 toneladas) em Portugal, com uma produtividade de 2.600 kg/hectare de "qualidade muito boa", revelou Patr�cia Cotrim, gestora de projectos da Maltib�rica. Patr�cia Cotrim sublinhou ainda que "para n�s � fundamental o uso de semente de qualidade e certificada" e elogiou a parceria: "correu muito bem, fruto do apoio t�cnico prestado pela Syngenta. Esperemos que no próximo ano o MaltingUP volte a ser uma mais-valia". Na lista de quatro variedades de cevada recomendadas pela Associa��o Portuguesa dos Produtores de Cerveja para a pr�xima campanha, duas – Pewter, Publican – são da Syngenta. Os agricultores que aderiram ao MaltingUP testemunham a satisfa��o com o protocolo. "Permitiu ter condi��es mais vantajosas na compra de factores de produ��o, o que levou a um aumento da competitividade da cultura. O apoio t�cnico da Syngenta e da Maltib�rica permite adequar o maneio da cultura, dando-lhe o que precisa", afirmou Bernardo Albino, agricultor que produziu 55 hectares de cevada d�stica no Alentejo e que � Também o presidente da Anpoc (Associa��o Nacional dos Produtores de Cereais). Jo�o Banza, agricultor de refer�ncia no Alentejo, destaca a "boa ajuda t�cnica da equipa Syngenta", porque "ter alguém a aconselhar no seguimento da cultura e ouvir opini�es de quem acompanha outros agricultores � proveitoso para ambas as partes" e diz-se satisfeito com a majora��o conseguida – 86� l�quidos por hectare – através do MaltingUP, nos 70 hectares de cevada que produziu em Ferreira do Alentejo. Na pr�xima campanha o MaltingUP será ainda mais inovador. Madalena Albuquerque anunciou que "vamos ter maior flexibilidade, adaptar-nos �s necessidade em campo, para que o agricultor possa seleccionar a op��o (de aquisi��o de sementes e produtos fitofarmac�uticos Syngenta) de acordo com a situa��o climatérica, dando-lhe a op��o de escolher o que encaixa melhor no seu ciclo de cultura". Fonte: Syngenta
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