Syngenta apresenta soluções para proteção da cultura da batata

Syngenta apresenta soluções para proteção da cultura da batata

A Syngenta realizou uma sessão formativa sobre estratégias de proteção da cultura da batata, a 21 de Fevereiro, na Louricoop, cooperativa agrícola do concelho da Lourinhã, a que assistiram 115 agricultores e técnicos.
O novo anti-míldio Carial Flex, o Score 250 EC para controlo da alternariose e o herbicida Arcade para aplicação em pré-emergência das infestantes na cultura da batata estiveram em destaque.

O míldio é a principal doença que afeta a cultura da batata em todo o mundo e manifesta-se com maior incidência em regiões com temperaturas amenas e humidade elevada, como é o caso da região Oeste de Portugal. «Com o míldio não se pode facilitar, é necessário adotar uma estratégia preventiva no controlo da doença. Ainda assim, mesmo com tratamentos bem posicionados, se ocorrer uma chuva após a aplicação do fungicida, há o risco de a substância ativa perder eficácia, devido ao fenómeno da lavagem», explica António Gomes, presidente da Louricoop.

Com a chegada do Carial Flex ao mercado esta situação é minimizada, graças à atividade sinérgica das 2 substâncias ativas contidas na sua formulação. «Alguns dos agricultores associados da Louricoop experimentaram o Carial Flex em ensaios de batata nos últimos 3 anos, comprovando que o produto tem resistência à lavagem, porque adere muito bem e de forma rápida à camada cerosa das folhas. É uma nova ferramenta importante para manter a sanidade da cultura», afirma presidente da Louricoop, cujos associados produzem cerca de 2.000 hectares de batata na região Oeste.

O Carial Flex contém na sua formulação uma combinação versátil de duas substâncias ativas – a mandipropamida (25%) e o cimoxanil (16%) –, que fazem deste fungicida um produto extremamente robusto no combate ao míldio. A mandipropamida tem máxima ação em aplicações preventivas, inibindo rapidamente o crescimento do fungo. O cimoxanil tem um modo de ação multimetabólico, diferente de qualquer outro fungicida comercializado no mercado, com ação preventiva, curativa e anti-esporulante. Atua sobre todos os estados de desenvolvimento do fungo e comporta-se de modo sinérgico quando misturado com outros fungicidas. Além disso, estimula as defesas da planta, proporcionando um determinado nível de tolerância ao fungo. O Carial Flex está disponível em duas embalagens – 5kg e 60g –, a primeira para o mercado mais profissional da batata e a segunda para a lavoura tradicional.

A Syngenta dispõe de uma gama completa de soluções para proteção da cultura da batata. Por exemplo, no controlo da alternariose, uma doença que afeta tubérculos, caules e folhas da batateira, e que tem vindo a manifestar-se de forma mais severa nos últimos anos na região Oeste, a Syngenta recomenda o fungicida sistémico Score 250 EC, à base de difenoconazol.

No controlo das infestantes que competem com a batateira, a Syngenta aconselha a aplicação do Arcade, um herbicida seletivo, à base de metribuzina e prosulfocarbe, para aplicação em pré-emergência, controlando as principais infestantes anuais dicotiledóneas e algumas gramíneas. Tem ação sobre erva-feijoeira (Fallopia convolvulus), uma das infestantes que surge frequentemente na cultura da batateira.

bty

Comente este artigo
Anterior La CE crea un centro para la calidad y la lucha contra el fraude alimentario
Próximo Cotações – Azeite – Informação Semanal – 5 a 11 Março 2018

Artigos relacionados

Últimas

Biológico Olival dos Arrifes, da Esporão, ganha Concurso Nacional de Azeites

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Azeite Biológico Olival dos Arrifes, produzido pelo Esporão, foi considerado o Melhor Azeite do Mercado, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2018, organizado no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.
Com origem no Olival dos Arrifes, […]

Dossiers

España se aliará con Francia para que se mantenga el presupuesto de la PAC

[Fonte: Agropopular – UE]
La ministra de Agricultura, Isabel García Tejerina, con el comisario de Agricultura, Phil Hogan (imagen de archivo)
El Gobierno español ha realizado la primera valoración tras la propuesta presupuestaria de Bruselas de reducir en un 5% los fondos destinados a la Política Agrícola Común (PAC) para el período 2021-2027. […]

Nacional

Sangalhos recebe “Vinho & Sabores Bairrada” de 8 a 10 de Setembro

[Fonte: Gazeta Rural]

“Vinho & Sabores Bairrada” vai atrair ao Centro de Alto Rendimento de Anadia – Aeródromo Nacional, em Sangalhos, entre os dias 8 e 10 de Setembro, os apreciadores dos néctares e da gastronomia da Bairrada, […]