Sustentabilidade e segurança marcam 3º aniversário Smart Farm

Sustentabilidade e segurança marcam 3º aniversário Smart Farm

Quinta inteligente da Anipla já recebeu 7 centenas de visitantes

A Smart Farm, espaço de demonstração da implementação de boas práticas agrícolas, celebra hoje o seu 3ºaniversário. Inaugurada a 18 de novembro de 2016, já recebeu neste espaço mais de 700 visitantes, sendo este um projecto que tem como missão estar ao serviço do setor agrícola e da sociedade em geral, dando a conhecer aquelas que são as melhores práticas para uma agricultura segura e sustentável.

O projecto, que nasceu com o objectivo de promover a partilha de informação sobre o uso seguro e sustentável dos produtos fitofarmacêuticos, tem vindo a aproximar-se não só do sector, mas, sobretudo, de estudantes, curiosos e público em geral, que visitam regularmente a Smart Farm.

A importância deste projecto levou, nos últimos três anos a que fosse distinguido de diversas formas, seja com a visita de entidades Parlamentares que reconhecem a validade do projecto, seja com distinções como a que obteve em 2018, com uma menção honrosa na cerimónia de entrega dos prémios Green Project Awards.

Para António Lopes Dias, Director Executivo da ANIPLA, “o objectivo é que este seja um projecto em constante evolução, que funcione como extensão do trabalho desenvolvido diariamente pela ANIPLA, e que represente, acima de tudo, um ponto de encontro e partilha entre o sector e o cidadão. Mais do que sensibilizar profissionais e técnicos ligados a esta área, importa consciencializar o público em geral para a importância da tecnologia ao serviço de uma agricultura melhor. Nos últimos três anos, a Smart Farm tem evoluído em termos da tecnologia instalada e sendo a protecção e promoção da biodiversidade uma das suas maiores preocupações, temos promovido, através de exemplos práticos, formação no que respeita a estratégias de protecção integrada e boas práticas de utilização de produtos fitofarmacêuticos – sensibilizando todos os que nos visitam para a importância da preservação da fauna e flora e dos próprios organismos auxiliares”. 

Neste balanço de três anos de trabalho “destacamos ainda os projectos Cultivar a Segurança e TOPPS, focados nas boas práticas de segurança para o operador e na protecção da água e do ambiente, respectivamente, que muito têm contribuído para a partilha de mensagens chave importantíssimas no uso de produtos fitofarmacêuticos”, acrescenta ainda António Lopes Dias.

Para o futuro, deste que é um espaço totalmente gratuito, as perspetivas passam por assegurar que todos se atrevem a saber mais sobre temas importantes como a proteção e promoção da biodiversidade e os avanços tecnológicos ligados ao  uso de produtos fitofarmacêuticos, aproximando a população daquela que é a realidade na produção dos alimentos que todos os dias são consumidos em casa de cada família portuguesa.

Sobre a SMART FARM

A SMART FARM é um espaço de demonstração da implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) recomendadas pela Indústria Fitofarmacêutica e pretende ser um local de referência no âmbito da formação, promoção e divulgação sobre as de técnicas, tecnologias, equipamentos e das melhores práticas de utilização segura de produtos fitofarmacêuticos. Localizada na Companhia da Lezírias, a SMART FARM é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável. É um projeto da ANIPLA inaugurado em novembro de 2016.

Mais informação em www.anipla.com/smartfarm.php

Comente este artigo
Anterior Áreas da saúde humana, animal e do ambiente juntas para combater resistência a antibióticos
Próximo GS1 Portugal e FIPA explicam a importância e enquadramento da rotulagem de produtos alimentares

Artigos relacionados

Últimas

Concelho de Mangualde vai ter Bolsa de Terras

O auditório da Câmara Municipal de Mangualde recebe, no próximo dia 17 de Agosto, pelas 14h30, a sessão de divulgação da Bolsa de Terras a implementar naquele concelho. […]

Cotações ES

Las ventas al exterior animan los precios en vacuno


En el mercado de vacuno, un repunte de la actividad al exterior y unas buenas previsiones a corto plazo, […]

Sugeridas

Covid-19: Produtores querem vender às grandes superfícies e novamente nos mercados

A reabertura dos mercados para viabilizar o escoamento dos produtos durante a pandemia da covid-19 foi hoje defendida por organizações da […]