Susana Pombo designada diretora-geral de Alimentação e Veterinária

Susana Pombo designada diretora-geral de Alimentação e Veterinária

A ministra da Agricultura designou hoje, em regime de substituição, Susana Pombo como diretora-geral de Alimentação e Veterinária, na sequência da demissão de Fernando Bernardo.

“A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, designou, hoje, em regime de substituição, a mestre Susana Isabel Ferreira Guedes Pombo, para exercer as funções de Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária”, anunciou, em comunicado, o Governo.

No final de julho, o diretor-geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, no cargo desde 2016, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Ministério da Agricultura, após o primeiro-ministro, António Costa, ter criticado o trabalho da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), na sequência do incêndio que atingiu abrigos de animais em Santo Tirso, no distrito do Porto.

Entretanto, o Governo já admitiu estar a estudar a transferência da tutela dos animais domésticos para o Ministério do Ambiente.

“Estamos a estudar e, nesta altura, será prematuro assumir outro tipo de compromisso publicamente”, afirmou à agência Lusa a titular da pasta da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na passada sexta-feira.

Susana Pombo tem um mestrado integrado em medicina veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e uma licenciatura na mesma especialidade.

Esta responsável exerceu o cargo de diretora de serviços da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo entre novembro de 2012 e outubro de 2019, tendo, em dezembro passado, sido designada adjunta do gabinete do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Anteriormente, Susana Pombo foi diretora-geral da Direção-geral de Veterinária (DGV), em 2010 e 2011, e chefe de divisão de identificação animal, registo e licenciamento de explorações da DGV.

Entre 2006 e 2007 exerceu o cargo de chefe de divisão e intervenção veterinária do Ribatejo, da Direção de Serviços Veterinários, da Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste (DRARO).

Antes disso, Susana Pombo foi supervisora do agrupamento de zonas agrárias da zona interior da DRARO.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 20 a 26 Julho 2020
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 20 a 26 Julho 2020

Artigos relacionados

Últimas

Estado de alerta em Portugal Continental passa para laranja às 0h de domingo

Os 10 distritos de Portugal Continental que estavam em alerta vermelho passam para laranja às 0h de domingo, estado em que fica assim a totalidade do território nacional, […]

Nacional

CAPOLIB promoveu sessão sobre Empreendedorismo Agrícola

Decorreu nas instalações da Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), uma ação de formação sobre “Empreendedorismo Agrícola: Organização de Produtores – […]

Últimas

Mau tempo regressa a todo o país. E vai chover no Algarve depois de meses de seca

Há distritos em alerta amarelo por causa da neve e da agitação marítima. Para a semana está também prevista chuva para a região do Algarve, […]