Suíça emenda lei para proibir trituração de frangos vivos

Suíça emenda lei para proibir trituração de frangos vivos

O Governo suíço aprovou recentemente uma emenda à lei nacional de proteção animal para proibir, a partir de 1 de janeiro de 2020, a trituração de frangos vivos, noticia o canal nacional RTS.

A emenda responde a uma iniciativa parlamentar para erradicar a prática habitual da indústria alimentar que sacrifica, anualmente, milhares de milhões de frangos no mundo.

Ainda que na Suíça seja um processo que entrou em desuso, alguns criadores de frango que mantinham a prática serão, a partir de 2020, inspecionados por serviços veterinários locais de modo a obrigar ao cumprimento da nova normativa, informou o canal de rádio e televisão suíça RTS.

O sacrifício de frangos machos é habitual, por exemplo, na indústria de produção de ovos que, tradicionalmente, matava a maior parte dos animais ao atirá-los para máquinas de trituração.

O método foi substituído por práticas de sacrifício menos dolorosas para os animais como a asfixia por dióxido de carbono que continuará a ser legal na Suíça.

Tem havido avanços científicos que permitem determinar, de um modo semelhante a uma ecografia, o género do frango antes que saiam dos ovos, tornando possível optar por não incubar os ovos que contenham frangos machos.

O Governo da Suíça está interessado em difundir à escala nacional este método, que está a ser investigado em universidades e empresas em todo o mundo.

Grupos ecologistas denunciam que entre quatro e seis mil milhões de frangos são mortos no mundo anualmente, não só por não puderem produzir ovos, mas também porque crescem mais lentamente que as fêmeas e os seus restos são usados, geralmente, na ração de outros animais.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Oferta de emprego - Coordenador de projetos - Agrónomo - Guiné-Bissau
Próximo Produção de castanhas prejudicada pela falta de chuva

Artigos relacionados

Últimas

The Navigator apoia iniciativa “Vindimas 2019” do Instituto Superior de Agronomia

A The Navigator Company vai apoiar a iniciativa “Vindimas 2019” do Instituto Superior de Agronomia (ISA) que decorre amanhã, […]

Sugeridas

Aspetos importantes sobre a peste suína africana (ASF)

A peste suína africana (ASF) é uma doença altamente contagiosa e mortal que afeta porcos domésticos e selvagens, independentemente da idade e sexo. […]

Nacional

Comissão Europeia não renova aprovação da substância activa clorprofame

Entra em vigor a 8 de Julho o Regulamento de Execução (UE) 2019/989 da Comissão, de 17 de Junho de 2019, […]