O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) deu início, em junho de 2025, ao Sistema Integrado de Monitorização da Biodiversidade do Parque Natural de Montesinho (SIMB-PNM), um projeto pioneiro no país que cria, pela primeira vez, uma abordagem conjunta e contínua para avaliar espécies, habitats, ecossistemas, paisagens e fatores ambientais e socioeconómicos. Desenvolvido no território do Parque Natural de Montesinho (PNM), este sistema permitirá aos gestores conhecer as interações entre biodiversidade, ambiente e sociedade, fortalecendo a conservação desta área de montanha de elevada relevância nacional e internacional.
O SIMB-PNM tem como objetivo estabelecer um sistema eficiente e sustentável de monitorização no PNM, que combine dados de biodiversidade com informação sobre clima, água, atmosfera e dinâmicas socioeconómicas. O Projeto liderado pelo IPB, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança e a Câmara Municipal de Vinhais, é financiado pelo programa NORTE2030, com um investimento global de cerca de 500 mil euros. Este projeto integra o Quadro de Investimentos Prioritários, elaborado pela Comissão de Cogestão do Parque Natural de Montesinho especificamente para este programa de financiamento, que reúne dez candidaturas num investimento global de 5 milhões de euros.
Isabel Ferreira, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Bragança e Presidente da Comissão de Cogestão do Parque Natural de Montesinho sublinha que entre os projetos que serão implementados operacionalmente nos próximos dois anos, o SIMB-PNM é “um projeto essencial para o desenvolvimento sustentável, e para a promoção da educação, conservação e valorização do património natural da área protegida.” Afirmou ainda que o sistema permitirá “monitorizar e preservar a biodiversidade e os valores naturais do PNM, bem como obter métricas importantes para a tomada de decisão e obter outro conhecimento inexistente e estratégico para o futuro e coesão do Parque”.
Luís dos Santos Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, congratula-se com o arranque do SIMPB-PNM, destacando que a iniciativa “traduz o nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a preservação do património natural único do PNM.” Realça “a parceria com o IPB e a Câmara Municipal de Bragança, no âmbito da Cogestão do Parque, demonstra que, através da ciência e da cooperação institucional, é possível implementar ferramentas robustas de monitorização que nos permitirão preservar este ecossistema para as gerações futuras, atuando no território, nas suas múltiplas dimensões, com base no conhecimento.”
Orlando Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, sublinha que o SIMB-PNM “representa um passo decisivo para consolidar o papel do conhecimento científico na gestão das áreas protegidas. Este sistema permitirá gerar informação rigorosa, contínua e integrada sobre a biodiversidade e sobre as dinâmicas ambientais e sociais do território, apoiando decisões mais informadas e contribuindo para a proteção ativa do Parque Natural de Montesinho. A cooperação entre o IPB, os municípios e o ICNF demonstra como a ciência pode fortalecer a sustentabilidade das montanhas, afirmando Montesinho como um laboratório vivo de investigação, inovação e valorização do património natural.”
A intervenção estrutura-se em quatro eixos fundamentais:
• Monitorização da biodiversidade (espécies, habitats, ecossistemas e paisagens);
• Monitorização do clima, água e atmosfera;
• Avaliação de dinâmicas socioeconómicas;
• Desenvolvimento de uma infraestrutura de dados para aquisição, transmissão, processamento, análise e visualização de informação.
O sistema inovador recorrerá a sensores distribuídos pelo território do PNM e a uma plataforma digital integrada, garantindo a recolha automática e contínua de dados. Parte da informação será disponibilizada ao público através de uma página web, promovendo a partilha do conhecimento e o envolvimento da comunidade.
Com conclusão prevista para maio de 2027, o projeto contribuirá para a conservação e valorização do património natural do PNM, reforçando o conhecimento sobre a importância dos serviços de ecossistema essenciais ao desenvolvimento sustentável a nível local, regional e internacional. O SIMB-PNM abrirá igualmente oportunidades futuras para iniciativas de bioeconomia associadas ao conhecimento gerado.
O Projeto SIMB-PNM inaugura, assim, um novo paradigma na monitorização ambiental em Portugal, afirmando o Parque Natural de Montesinho como um território de referência na integração da natureza, ciência e sociedade e assinalando o Dia Internacional das Montanhas com uma visão de futuro sustentável.
Fonte: MORE CoLAB

















































