Sessão pública: Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) – 29 de janeiro – Vila Real

Sessão pública: Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) – 29 de janeiro – Vila Real

A sessão pública de Apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) vai realizar-se no dia 29 janeiro às 15h, no Auditório de Ciências Florestais (UTAD).

Proteger Portugal de incêndios rurais graves é a visão do novo Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) que implicará um investimento estimado de €500 Milhões/ano (público e privado), entre 2020-2030, para que o país consiga reduzir para metade, nos próximos dez anos, a área anualmente ardida em fogos rurais.

O PNGIFR foi aprovado na Reunião de Conselho de Ministros de 5 de dezembro e colocado para discussão pública até 5 de fevereiro, identifica o contexto para a mudança e designa as orientações e os objetivos estratégicos para uma abordagem integrada ao problema.

O PNGIFR define um novo modelo de governação e gestão do risco, com articulação entre entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), tanto a nível horizontal como vertical, e a implementação da Cadeia de Valor do SGIFR e de macroprocessos, que suportam a intervenção e responsabilidades das entidades, desde o planeamento até ao pós-evento.

Considerando a importância deste Plano integrado, cujo conhecimento, participação e compromisso de todas as partes interessadas no processo é fundamental, a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro associa-se à AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais e promovem uma sessão pública de apresentação e esclarecimento do PNGIFR.

Mais informação aqui.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Wildfire risk can be reduced with agroforestry
Próximo Produtos regionais esgotam na Feira do Fumeiro de Montalegre e reforçam impacto económico

Artigos relacionados

Nacional

Revista emRede n.º 8 – “Respostas às Alterações Climáticas – Agricultura, Florestas e Territórios Rurais”

[Fonte: Rede Rural Nacional] Já se encontra disponível a revista da RRN «emRede n.º8» “Respostas às Alterações Climáticas – […]

Últimas

Desempenho climático. “Portugal tem políticas avulsas, em vez de uma intervenção estruturada”

Portugal caiu no índice do desempenho climático, soube-se esta terça-feira. O país desceu oito lugares, passando a ocupar a 25ª posição

Na base da descida no ranking está o aumento das emissões de gases de efeito de estufa em 2015 e 2017, […]

Últimas

Conferência Smart Waste Portugal 2019 | Um Futuro Circular no Auditório de Serralves 

A Conferência Smart Waste Portugal 2019 | Um Futuro Circular terá lugar no Auditório de Serralves (Rua D. João de Castro, 210 Porto), […]