O Reconhecimento da denominação de origem "CARNALENTEJANA" é o fruto do esforço desenvolvido nos últimos anos pelos criadores, na preservação do património da raça bovina alentejana.
Estes magníficos animais constituem uma raça regional que evoluiu a partir dos animais de tração utilizados no Alentejo e cuja transição para raça produtora de carne está documentada desde meados do século passado. Particularmente bem adaptados às condições de crescimento na terra alentejana, estes bovinos alimentam-se de pastagens espontâneas, movimentando-se em liberdade numa região ainda preservada. O resultado é uma carne de qualidade, produzida com métodos rurais.
É "CARNALENTEJANA" aquela que é obtida a partir de animais de raça alentejana, inscritos no livro de nascimentos e filhos de pai e mãe inscritos no livro genealógico da raça bovina alentejana. Vitelas, novilhos e novilhas são criados e abatidos em condições e com idades e pesos estritamente definidos para que a carne que chega ao consumidor seja a melhor, a mais apetecível e a mais saborosa.
Condições estritas de identificação animal, saneamento e assistência veterinária, alimentação dos animais e seu abate, assim como a preservação das peças, garantem a qualidade desta carne, que só pode ser comercializada devidamente identificada como "CARNALENTEJANA- DOP".
Todo este processo de produção é acompanhado e certificado pela Certis, Lda.
← Voltar