A Comunidade Intermunicipal do Douro, de que Moimenta da Beira faz parte, organiza este sábado, dia 13 de janeiro, no Expo Salão de Sernancelhe, a Gala de Encerramento do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, num evento que marcará o fim de um ano de intensa atividade cultural e promocional da Região do Douro, onde se celebrou o vinho, a vinha e o galardão europeu que lhe foi atribuído ao território pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho. A Gala é exclusiva aos parceiros, entidades e produtores da Região do Douro que estiveram envolvidos no Douro Cidade Europeia do Vinho.
O evento terá início às 21h30 e contará com a presença de artistas como Tozé Santos, Áurea, Maro, com a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Concelho de Sernancelhe, entre outros momentos musicais e artísticos com grupos da região.
A distinção da Cidade Europeia do Vinho 2023 foi atribuída pela RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho), tendo como objetivo promover o Vinho e respectivos produtores nos países associados, assim como território europeu e internacional.
Nesta gala pretende-se assinalar também a passagem de testemunho da região do Douro para vários municípios da região de Piemonte, Itália, que em 2024 ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.