Dez restaurantes de Beja participam, a partir de sábado e até dia 12, na Semana Gastronómica do Vinho, promovida pela câmara municipal para promover os vinhos locais e estimular “a atividade da restauração no concelho”.
“Os principais objetivos desta iniciativa são a promoção da qualidade e da diversidade gastronómica aliada aos vinhos do concelho enquanto produto de excelência, tão característico da gastronomia desta região”, explicou o município alentejano, em comunicado enviado à agência Lusa.
No âmbito da semana gastronómica, “pretende-se que os restaurantes aderentes deem a conhecer, na sua ementa diária, pratos gastronómicos regionais onde o vinho se destaca como principal ingrediente”, acrescentou a autarquia.
Perna de porco estufada em vinho tinto, almôndegas em molho de ervas e vinho tinto com arroz árabe, borrego à pastora em vinho branco ou vitela estufada em vinho tinto acompanhada de batata doce frita são algumas das propostas nas ementas restaurantes aderentes.
As sobremesas também não foram esquecidas e, para os ‘comensais mais gulosos’, há sugestões como pudim conventual com vinho fortificado tinto, pera bêbeda ou bolo de vinho licoroso com gelado de baunilha, marmelos assados em calda de vinho branco e pudim de vinho licoroso e passas, entre outras.
A par da vertente gastronómica, o programa do evento conta com mais 17 atividades paralelas, nomeadamente uma exposição de pintura com trabalhos de Leonel Borrela e Francisco Alvito, no restaurante Espelho D’Água.
Para domingo, às 08:30, está previsto o passeio “Em busca dos tarecos”, guiado pelo historiador e crítico de vinhos Manuel Baiôa, enquanto, no dia 09, às 18:00, a Galeria do Governador de Beja, no castelo da cidade, recebe uma “conversa à volta da mesa”, com os ‘chefs’ João Engana e Ricardo Monteiro.
Para dia 11, está previsto, pelas 16:00, um passeio pelas “tabernas com história” no centro histórico de Beja, enquanto, no dia seguinte, a Herdade da Malhadinha Nova recebe, pelas 08:15, o passeio “À volta da cozinha e de vinhos”, com Rita Soares e o ‘chef’ João Sousa.
Sessões de ‘showcooking’ num restaurante, um mini-jantar vínico num outro estabelecimento de restauração, uma prova de vinhos comentada, abertura de talhas na Adega Courelas da Quinta, em Trigaches, um magusto ou as comemorações do Dia Mundial do Enoturismo (dia 12) constam igualmente do programa.
A Semana Gastronómica integra um sorteio de 10 prémios, atribuídos pela câmara municipal, em vales de compras no valor de 50 a 200 euros, que poderão ser consumidos nos restaurantes aderentes, até 31 de janeiro de 2024.