Secretário Regional da Agricultura anuncia abertura de candidaturas aos apoios do POSEI e PRORURAL

Secretário Regional da Agricultura anuncia abertura de candidaturas aos apoios do POSEI e PRORURAL

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, nos Arrifes, que o Governo Regional dos Açores vai abrir os apoios diretos do POSEI e do PRORURAL aos agricultores da Região Autónoma dos Açores, entre o dia 27 de fevereiro e o dia 15 de maio.

António Ventura, que falava durante um encontro com a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, garantiu que o Executivo açoriano vai proceder à abertura de novas candidaturas para novas áreas, seja nas medidas agroambientais, na agricultura biológica e nas medidas de manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, sendo que as novas medidas correspondem a candidaturas que não eram permitidas em 2019 e 2020.

O titular da pasta da Agricultura disse que “o novo quadro de apoio comunitário, que começa em 2023, precisa de um novo desenho para os Açores que seja específico e ajustado às necessidades de quem produz nesta Região”.

Nesse sentido, António Ventura salientou que “a atividade da agricultura nos Açores depende muito da existência e da persistência dos jovens, porque são eles o futuro”, e que “neste momento ser um jovem agricultor no arquipélago é uma atividade de resiliência e de exigência, devido aos baixos preços à produção, quer no leite ou na carne, e os elevados custos de produção”.

“É para estas dificuldades que temos que governar, porque sem agricultura nos Açores não é possível produzir agroalimentos”, acrescentou, referindo que “a riqueza de uma região também se mede pela sua capacidade de produção agrícola, e essa capacidade tem muito a ver com a existência de jovens agricultores”.

O Secretário Regional da Agricultura evidenciou ainda que “as linhas de atuação da Secretaria, nos próximos quatro anos, serão também dirigidas aos jovens agricultores, para que seja uma atividade atrativa e com lucro”.

Comente este artigo
Anterior Previsão período alargado - 08 fev. a 07 mar. 2021
Próximo Câmara de Marco defendeu em tribunal encerramento de exploração pecuária ilegal

Artigos relacionados

Nacional

Autarca de Serpa quer lei para garantir condições de habitação a imigrantes

O presidente do município de Serpa, onde há registo de três surtos de covid-19 entre imigrantes trabalhadores agrícolas temporários, defendeu hoje a criação urgente de legislação nacional para […]

Nacional

Praga de gafanhotos na Etiópia, Quénia e Somália ameaçam segurança alimentar na região

Os enxames de gafanhotos na Etiópia, Quénia e Somália, sem precedentes em dimensão e potencial destrutivo, ameaçam a segurança alimentar […]

Últimas

Greve dos motoristas de matérias perigosas: CAP quer que Governo assegure actividade agrícola

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal apela ao Governo para que “actue de forma determinada” no que à greve dos motoristas de matérias perigosas diz respeito, […]