Secretário de Estado da Agricultura marca presença no SEMINÁRIO APÍCOLA

Secretário de Estado da Agricultura marca presença no SEMINÁRIO APÍCOLA

A FENAPÍCOLA, em colaboração com a CONFAGRI, realizam, no dia 28 de Setembro, o Seminário Apícola, uma iniciativa integrada na Semana Apícola que já está a decorrer na Sede da CONFAGRI, no Palácio Benagazil desde dia 24 e que termina no dia 29 de Setembro.

Este evento tem como objetivo valorizar o mel como produto, incentivar o seu consumo e capacitar os profissionais do setor para melhor enfrentarem os desafios e tornarem a sua atividade mais eficiente e sustentável. Para Albino Gaspar, Presidente do C.A. da Fenapícola, esta é mais uma iniciativa que vai contribuir para que o mel seja reconhecido como um produto natural de excelência, não só pela sua qualidade e propriedades nutricionais, mas também pelas suas inúmeras aplicações e benefícios para a saúde.

Famoso por ajudar a tratar as gripes e os resfriados, as propriedades do mel não se esgotam aqui. O mel é uma ótima fonte de energia, e menos calórico que o açúcar comum. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório. O mel tem, ainda, ação bactericida, anti-sética, cicatrizante e revigorante.

Mas para que o seu consumo e o seu reconhecimento cresçam, é necessário o envolvimento das universidades, da tecnologia e do sector farmacêutico e empresarial, dos decisores (em Portugal e em Bruxelas). É por isso que a Fenapícola estabelece 4 objetivos para o próximo ano: fazer um protocolo com fundos imobiliários, fundos florestais, fundos de investimento gestores de áreas agrícolas e florestais; interligar a tecnologia no sector apícola com sessões de demonstração, candidaturas a projetos de inovação; aumentar o número de associados, duplicando os associados coletivos, cooperativas e associações de apicultores; e promover o mel nacional, com melhorias na legislação e com a criação da marca mel.pt

Programa

O seminário arranca às 14H00, com a abertura a cargo do Secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva e do Presidente do C.A. da Fenapícola, Albino Gaspar.

Às 14h40, Paulo António Russo Almeida, professor da UTAD, falará sobre a Qualidade dos produtos apícolas – o que o consumidor deve saber.

A importância da tecnologia na Apicultura vai ser abordada às 15h30 por Nuno Mendes, da Apistech, seguindo-se uma Apresentação de soluções e produtos apícolas, às 16h00.

Às 16h30 haverá espaço para debate, com moderação de António Piçarra, editor da revista “o apicultor” e com comentários de Bruno Monteiro, da Turma da Abelha, e de Luís Calaim, Secretário-geral da Fenapícola.

O Seminário terminará com a sessão de encerramento, às 17H15, na presença do Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Vieira, bem como dos Presidentes das entidades organizadoras, Albino Gaspar e Comendador Manuel dos Santos Gomes.

A FENAPÍCOLA e a CONFAGRI convida-lo a participar. Entrada livre. Inscrições para [email protected], até ao dia 27 de Setembro.

Comente este artigo
Anterior Mercadona quer aproximar-se do setor agrícola nacional
Próximo Azeite alentejano reconhecido mundialmente

Artigos relacionados

Sugeridas

Mais colmeias e apicultores graças ao apoio da UE

O número de colmeias e de apicultores na UE tem aumentado ao longo dos anos, resultando num aumento de 16 % da produção de mel da UE, entre […]

Comunicados

Cooperativa Moura Barrancos renova imagem por ocasião do seu 65º aniversário

[Fonte: CAMB] No dia 27 de
setembro, a Cooperativa de Moura e Barrancos comemorou o seu 65º aniversário, […]

Comunicados

A quinta da ANIPLA, situada na Companhia das Lezírias, foi o local escolhido para receber o projeto “Girl Move”.

Lisboa, 31 de Outubro 2018
Smart Farm acolhe iniciativa de empoderamento de mulheres moçambicanas
Ontem, dia 30 de outubro, a Smart Farm recebeu a visita de uma jovem natural de Moçambique, […]