Relatório sobre o Estado do Clima na Europa 2022 traça um retrato do continente que mais aquece no mundo. Electricidade de fontes renováveis ultrapassou gás fóssil pela primeira vez.
Não é novidade que a Europa é um hotspot das alterações climáticas, mas o novo relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) sobre O Estado do Clima na Europa 2022, elaborado em parceria com o Serviço de Alterações Climáticas do Programa Copérnico, traz novos dados actualizados sobre o continente que mais aquece no mundo. No ano passado, a Europa registou uma temperatura média 2,3 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, num ano caracterizado por ondas de calor, seca e derretimento de glaciares.
“Isto é um retrato da mudança climática acelerada a que estamos a assistir por todo o mundo, mas sobretudo na Europa”, explica ao Azul o climatologista Álvaro Pimpão Silva, um dos contribuidores do relatório. “A Europa é uma das regiões que está a aquecer mais rapidamente a nível global”, complementa.
O que significa este 2,3°C de aquecimento da Europa acima dos valores pré-industriais? Estamos a perder a corrida para nos mantermos abaixo do aumento de 1,5°C? “É alarmante, mas não significa que estejamos já, e de uma forma persistente, acima de 1,5°C a nível global”, explica Álvaro Pimpão.
Como já alertam vários relatórios até agora, ultrapassar este valor “vai ser cada vez mais frequente à medida que caminhamos para o futuro” – aliás, não apenas na Europa, mas a nível global, esse limite já foi pontualmente ultrapassado algumas vezes desde 2016 -, mas “este grau e meio de aquecimento global é um limite a nível global para um período relativamente longo de tempo, de 20 a 30 anos”, descreve o climatólogo.
Calor e seca
Já no ano passado o relatório da OMM sobre a Europa relativo a 2021 anunciava que a temperatura média do território estava a aumentar o dobro da média mundial nos últimos 30 anos. Em Abril deste ano, o Serviço de Alterações Climáticas do Programa Copérnico lançou uma versão do relatório sobre o Estado do Clima na […]