Várias barragens da região atingem limites preocupantes.
Várias barragens do nordeste transmontano destinadas ao consumo estão com baixos níveis para esta altura do ano pondo em causa, a médio prazo, o abastecimento de água às populações. A situação mais crítica verifica-se em Carrazeda de Ansiães onde se pondera a hipótese de cortar a água durante a noite.
Carrazeda de Ansiães é neste momento a região a sul do distrito de Braga mais afetada pela seca que o país atravessa. Várias barragens estão já com uma capacidade que se prevê não ser suficiente para o resto do verão.
A Barragem da Fonte Longa abastece cerca de 5,500 habitantes e já só tem água para os próximos três meses. Durante a época de verão a população desta zona duplica o que representa uma agravante para o problema. Caso não chova de forma significativa a situação pode tornar-se crítica.
Para combater este problema estão já em cima da mesa algumas propostas de combate à seca. Poderá ser levado a cabo o transporte de água através de camiões cisterna do Rio Tua até à barragem.
O corte parcial de água durante o período noturno pode também vir a ser uma medida adotada. Para já estão em vigor algumas providências, como restrições na rega e no consumo.
Algumas albufeiras da região transmontana destinadas à rega estão quase no limiar da escassez. Há casos de barragens que já só conseguem garantir mais um mês de abastecimento de água.