O armazenamento de água para regadio em Trás-os-Montes está abaixo da média dos últimos cinco anos. Baixa precipitação e uso da água para consumo público têm influência nas reservas.
A água armazenada nas barragens para regadio em Trás-os-Montes é quase metade do normal para esta época do ano, ainda sem impactos das chuvas de Outono, segundo dados oficiais a que a Lusa teve acesso. Todas as 13 barragens monitorizadas semanalmente na região pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) apresentam, no último relatório disponibilizado esta segunda-feira, níveis de armazenamento abaixo da média dos últimos cinco anos.
Nos dados recolhidos a 18 e 21 de Novembro, os 13 aproveitamentos hidroagrícolas somam pouco mais de um terço (35,6%) da capacidade de armazenamento de água, quando, nos quatro anos anteriores, o valor ultrapassava os 60%.
A percentagem de enchimento destas albufeiras tem vindo a aumentar nas últimas semanas, mas o que conta é o armazenamento útil para manter o caudal ecológico mínimo, e esse ainda não […]