Santiagro: Feira Agropecuária e do Cavalo – 30 de maio a 2 de junho- Santiago do Cacém

Santiagro: Feira Agropecuária e do Cavalo – 30 de maio a 2 de junho- Santiago do Cacém

Mundo rural em destaque na Feira Agropecuária e do Cavalo em Santiago do Cacém

[Fonte: DN] A agricultura, a pecuária e o setor equestre vão estar em destaque na Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que se realiza em Santiago do Cacém (Setúbal), entre os dias 30 deste mês e 02 de junho.

Promovida pela Câmara de Santiago do Cacém, que prevê investir 230 mil euros “na maior montra” do litoral alentejano, a 32.ª edição do certame, hoje apresentada, vai contar 200 expositores das mais diversas áreas e com um programa preenchido por atividades relacionadas com os setores da agricultura, pecuária, floresta e do cavalo.

“O município investe fortemente nesta feira que é a maior montra do concelho de Santiago do Cacém e da região do litoral alentejano em termos agrícolas e onde há uma aposta clara na divulgação dos produtos locais e nas oportunidades de negócio”, disse o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

O autarca falava hoje durante uma conferência de imprensa, realizada na cooperativa agrícola AlenSado, em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, que se dedica à produção de cereais e de hortícolas, com destaque para o tomate, e conta com cerca de 60 associados no ativo e um volume de negócios de cerca de sete milhões de euros.

O programa dos quatro dias da feira agrícola, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, vai incluir, além do setor expositivo, ‘showcooks’, demonstração da arte da cocaria, colóquios, provas de vinho e de gin, degustação de cerveja artesanal, ordenha de cabras e garraiadas.

“Certames como este são fundamentais para o desenvolvimento da economia do concelho e o investimento que o município faz nesta feira tem um retorno na economia local muito superior, em especial para o setor do turismo, além da promoção da agricultura”, sublinhou o autarca.

O destaque da edição deste ano da Santiagro, que espera ultrapassar a fasquia dos 40 mil visitantes, volta a ser o cavalo, presença assídua no certame, tendo em conta “a forte tradição em Santiago do Cacém”, com batismos equestres, torneios de horseball e uma gala equestre, gincana a cavalo, demonstração de volteio e aulas de sela.

“O setor equestre tem vindo a ganhar cada vez mais espaço na feira agrícola, tendo uma forte tradição em Santiago do Cacém que é o único concelho do país com um ‘hipódromo romano’ com mais de dois mil anos”, salientou.

O certame conta também com uma exposição permanente de equinos, ovinos, caprinos e bovinos, suínos e aves, num total de mais de 250 animais.

Para os mais novos, a organização preparou um conjunto de atividades para assinalar o Dia Mundial da Criança (01 de junho), no Espaço Natura, com espetáculos de teatro e de magia, jogos, ateliers, hora do conto e modelagem de balões.

Desfiles de grupos corais alentejanos, fado, apresentação do primeiro rum alentejano, a cargo da destilaria Black Pig, uma exposição de fotografia sobre a vida animal, passeios de tuk-tuk motorizado e de carroça e ‘workshops’ de tosquia de ovelhas são outras das propostas da edição deste ano.

O cartaz musical, “focado nos mais jovens”, leva este ano à feira os concertos de DJODJE (30 de maio), Jimmy P (31), Bárbara Bandeira e ProfJam (01 de junho) e Ana Moura (02 de junho), além das atuações de vários dj.

Santiagro

Santiago do Cacém, Setúbal, 06 mai 2019 (Lusa)

Comente este artigo
Anterior Ambientalistas avançam que já não há rios sem barragens em Portugal
Próximo Porcos portugueses chegam à China e animam negócio

Artigos relacionados

Eventos

Sessão de Divulgação sobre o Estatuto da Agricultura Familiar – 12 de julho – Caldas da Rainha

A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), em conjunto com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Leader Oeste e a Rede Rural Nacional, levam a cabo esta sexta-feira a Sessão de Divulgação “Estatuto da Agricultura Familiar” […]

Eventos

Feira de Agosto em Grândola destaca produção de arroz e azeite – 26 de agosto

[Fonte: Gazeta Rural]
A edição deste ano da Feira de Agosto, em Grândola, que começa esta quinta-feira, aposta nos recursos endógenos, dando destaque aos sectores do arroz e do azeite, disse o presidente do município.
O certame, a decorrer até ao dia 26 deste mês, […]

Eventos

FNA: Conferência Internacional – Os Desafios para a Agricultura – 14 de junho

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu […]