Sabrosa acolhe concurso mundial disputado por azeite de 10 países

Sabrosa acolhe concurso mundial disputado por azeite de 10 países

Cem amostras de azeite de 10 países vão estar a concurso no Brazil International Olive Oil Competitition (Brazil iOOC), um dos maiores eventos mundiais do setor que decorre entre segunda e terça-feira, em Sabrosa, anunciaram hoje os promotores.

A Quinta do Portal, em Sabrosa, distrito de Vila Real, vai ser a anfitriã da terceira edição do concurso gastronómico que vai ter a concurso amostras de azeites de Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Segundo a organização, “devido ao contexto pandémico no Brasil” o evento decorre simultaneamente num restaurante da cidade de São Paulo.

A Brazil iOOC “procura a excelência dos bons azeites, com grande harmonia de aromas e paladar, para orientar os consumidores de diferentes mercados sobre a cultura do produto, conhecimento, qualidade e sabor”.

A avaliar as amostras a concurso estarão, de acordo com os promotores, “18 dos maiores especialistas em azeite virgem extra do mundo”.

A Quinta do Portal já foi distinguida por duas vezes neste concurso.

O azeite virgem extra premium foi o vencedor da edição de 2019, realizada em São Paulo, e, em 2020, recebeu também o prémio de “Best Design”, pela sua rotulagem e embalagem, ficando no top 10 e tendo sido considerado o melhor português em concurso.

Depois de vários anos a produzir azeite para consumo nos seus espaços de restauração, a Quinta do Portal concretizou uma “aposta mais séria” na olivicultura a partir de 2017, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura e outra em sistema contínuo.

Esta empresa dedica-se desde 1990 à produção de vinho do Porto e de mesa.

Portugal é um dos grandes produtores mundiais de azeite. Segundo dados da Casa do Azeite, em 2020, as exportações nacionais ultrapassaram as 200 mil toneladas e o consumo interno cresceu 10,5 por cento.

Comente este artigo
Anterior Carlos Moreira da Silva e família Silva Domingues compram grupo Cerealis
Próximo Baixo caudal do Tejo continua a afetar culturas entre Abrantes e Constância - agricultores

Artigos relacionados

Dossiers

Fenareg defende prioridade da modernização de regadios na PAC pós 2020

Num momento em que decorrem as negociações das propostas de reforma da PAC (Política Agrícola Comum) e do respectivo orçamento, os países do Sul da Europa devem concertar posições para defender apoios ao investimento no regadio e na modernização das infraestruturas de rega, […]

Dossiers

Homem de 68 anos morre em acidente com trator agrícola em Pinhel

Um homem de 68 anos morreu esta terça-feira na sequência do capotamento de um trator agrícola no concelho de Pinhel, no distrito da […]

Últimas

CRISPR | Quer saber o que é e como funciona?

Sabia que o sistema CRISPR-Cas evoluiu em micróbios como um mecanismo de defesa para proteção contra fagos invasivos? Este sistema é a base para um conjunto de ferramentas […]