A Sá Morais Castro (SMC) apresenta os resultados da campanha do azeite 2023/2024, ao longo da qual produziu mais de 142.000 kg de azeite. Do total produzido e comercializado, a faturação ascendeu os 1,2 milhões de euros com o preço médio de venda do quilograma de azeite a registar um valor superior a 9€, naquele que foi o melhor ano de sempre da SMC.
O crescimento significativo da SMC nos últimos dez anos, tem contribuído para o desenvolvimento agrícola e económico da região do norte. O cumprimento de altos critérios de sustentabilidade tem permitido caminhar para a adoção das práticas de uma agricultura regenerativa, e alcançar um produto que cumpre as mais exigentes especificações dos maiores embaladores internacionais de azeites premium.
“A escassez de azeite, devido aos dois anos consecutivos de seca generalizada no sul de Espanha, resultou em níveis baixos de stocks e, consequentemente, num aumento vertiginoso nos preços deste produto essencial. Ainda assim, alcançámos ótimos resultados, o que nos vai permitir continuar a investir em inovação, tecnologia e até numa nova empresa de aconselhamento do setor”, refere José Luís Castro, Sócio-Gerente da Sá Morais Castro.
Desse investimento surge a SMC AGRO Lda, uma empresa especializada em consultoria agrícola voltada para maximizar a rentabilidade das explorações agrícolas. Com uma equipa diversificada, composta por especialistas desde Engenharia Agronómica a Tecnologia Alimentar, a empresa oferece uma gama abrangente de serviços, desde consultoria em gestão agrícola até suporte técnico para implementação de novas tecnologias.
Com a crescente demanda por alimentos de qualidade e a necessidade de otimizar recursos, a SMC AGRO Lda. assume-se como pronta a liderar a próxima fase de desenvolvimento agrícola em Trás-os-Montes, revolucionar o setor e contribuir para e economia e desenvolvimento locais.
Fonte: Sá Morais Castro