No próximo dia 21 de setembro, o projeto Rural On – Agricultura Conectada, promovido pela Appitad em parceria com o More – Colab Montanhas de Investigação, viaja até Moura para mais uma sessão de esclarecimentos, desta vez sobre a problemática das Alterações Climáticas.
O Rural ON visa contribuir para o desenvolvimento dos setores agrícola, agroalimentar, florestal e zonas rurais, implementando para o efeito abordagens diferenciadas de divulgação e disseminação do conhecimento técnico e boas práticas.
Este Projeto percorre dezassete concelhos do interior de Portugal, de norte a sul, promovendo trinta e quatro acções de divulgação focadas em oito temáticas e três agendas de Investigação & Inovação nas áreas: Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade, Alterações Climáticas e Economia Circular.
A sessão acontece pelas 14h30, na Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, com as seguintes intervenções:
- Gestão do solo na cultura do olival, promover a sustentabilidade, Francisco Mondragão Rodrigues (MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento);
- A água, uma gestão eficiente num contexto de alterações climáticas, Gonçalo Tristão (COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, Centro de Competências para o Regadio Nacional);
- Perspetiva do impacto das alterações climáticas no setor agrícola, José Duarte (CAMB – Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos). Francisco Ataíde Pavão (APPITAD) e Álvaro Azedo (CM Moura) encerram a sessão.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.